Brasília Agora


BRASÍLIA

Anderson Torres assume como secretário da pasta

3 de janeiro, 2023

O Diário Oficial do DF publicou, ontem (2), a nomeação do novo secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Gustavo Torres. Delegado de Polícia Federal […]

Anderson Torres assume como secretário da pasta
Anderson Torres volta ao cargo após ter sido cedido para o Ministério da Justiça do governo de Jair Bolsonaro - Foto: Agência Brasília

O Diário Oficial do DF publicou, ontem (2), a nomeação do novo secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Gustavo Torres. Delegado de Polícia Federal de carreira, Torres tem 45 anos, é ex-ministro da Justiça e da Segurança Pública e retorna ao cargo de secretário de Segurança Pública, função que ocupou de 2019 a abril de 2021. Natural de Brasília, tem vasta experiência em ciência policial, investigação criminal e inteligência estratégica. Em 2019, implementou o DF Mais Seguro, atual política de Segurança Pública do Governo do Distrito Federal (GDF).
“Vamos seguir cuidando da segurança pública da capital federal, não só mantendo vitoriosos os projetos iniciados em minha primeira gestão, mas também trazendo inovação e modernidade no combate ao crime e na segurança e qualidade de vida da população. Agradeço ao colega Júlio Danilo pela condução da pasta até então”, destaca Torres.
Formado em Direito, Anderson Torres coordenou as principais investigações voltadas ao combate ao crime organizado na Superintendência da Polícia Federal, em Roraima, entre 2003 e 2005. Em sua trajetória, coordenou investigações e operações policiais voltadas ao controle de precursores químicos desviados para a produção de drogas no Brasil e na América do Sul e atuou, entre 2007 e 2008, como responsável pela atividade de inteligência da Polícia Federal na repressão a organizações criminosas de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.
Em 2019, em reconhecimento à expressiva atuação na promoção e defesa dos direitos humanos no âmbito do DF, recebeu o Prêmio de Direitos Humanos e a Medalha do Mérito Buriti, pelos relevantes trabalhos prestados à sociedade e ao GDF.