Brasília Agora


DESTAQUE

Após repercussão negativa, assassino de Chico Mendes é afastado da presidência do PL no interior do Pará

28 de fevereiro, 2024 / Por: Agência O Globo

Darci Alves Pereira é conhecido como “Pastor Daniel” nas redes e é pré-candidato a vereador

Após repercussão negativa, assassino de Chico Mendes é afastado da presidência do PL no interior do Pará
Darci Alves Pereira é conhecido como “Pastor Daniel” — Foto: Reprodução Redes Sociais

Valdemar Costa Neto, presidente nacional do Partido Liberal, recomendou, nesta terça-feira, a destituição de Darci Alves Pereira do cargo de presidência do partido em Medicilândia, município do Pará. Pereira é assassino confesso do ambientalista Chico Mendes. A decisão de Valdemar foi encaminhada para o presidente do PL do Pará, o deputado federal Éder Mauro (PL-PA).

O presidente do PL destacou em nota que não sabia que Pereira, conhecido como “Pastor Daniel”, era a mesma pessoa condenada pelo assassinato ocorrido em dezembro de 1988.

“Agradeço à imprensa por trazer ao nosso conhecimento esse importante fato. Diante dessas circunstâncias, recomendei ao presidente da estadual do PL do Pará, deputado Éder Mauro, a imediata destituição de Darci Alves Pereira do cargo, conhecido atualmente como Pastor Daniel”, disse Valdemar.

A saída do cargo de Pereira, no entanto, ainda não foi oficializada.

De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral, Pereira foi indicado para assumir o diretório do PL de Medicilândia em evento da Câmara de Vereadores em novembro do ano passado. Ele assumiu o cargo no dia 26 de janeiro. Nas redes sociais, onde se apresenta como “Pastor Daniel”, ele se anuncia como pré-candidato a vereador.

Chico Mendes tinha 44 anos quando foi assassinado com um tiro no peito no quintal de casa, em Xapuri, no Acre. A confissão de Pereira veio dois anos depois do crime, em 1990. Ele e o pai, Darly Alves da Silva, foram condenados a 19 anos de prisão.



BS20240228122707.1
https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2024/02/28/apos-assumir-presidencia-do-pl-no-interior-do-para-assassino-de-chico-mendes-tem-afastamento-do-cargo-recomendado-por-valdemar.ghtml