Brasília Agora


DESTAQUE

Bia Haddad, Rebeca Andrade e Rayssa Leal brilham em semana boa do esporte brasileiro

15 de agosto, 2022

Bia Haddad é vice no torneio de Toronto de tênis, Rayssa Leal e Pâmela Rosa fazem dobradinha no skate, Rebeca Andrade vira número 1 na […]

Bia Haddad, Rebeca Andrade e Rayssa Leal brilham em semana boa do esporte brasileiro
Gaspar Nóbrega/COB/Direitos Reservados

Bia Haddad é vice no torneio de Toronto de tênis, Rayssa Leal e Pâmela Rosa fazem dobradinha no skate, Rebeca Andrade vira número 1 na ginástica e judocas vão ao pódio no Mundial sub 21

As mulheres brasileiras tiveram grandes resultados na última semana e comprovaram o ótimo momento delas no esporte olímpico, que vem desde a campanha em Tóquio, ano passado, quando bateram o recorde de medalhas. Nesta semana, Bia Haddad foi vice do torneio de Toronto de tênis e subiu para 16ª posição no ranking, enquanto Rayssa Leal e Pâmela Rosa fizeram dobradinha na etapa de Seattle do Circuito Mundial de skate. Na ginástica, Rebeca Andrade foi campeã brasileira com uma pontuação que a coloca na liderança do ranking, enquanto no judô, o Brasil foi duas vezes prata no Mundial sub 21, mostrando que a base bem forte.

BIA VICE-CAMPEÃ

Bia Haddad tênis final WTA de Toronto — Foto: Vaughn Ridley/Getty Images

Bia Haddad tênis final WTA de Toronto — Foto: Vaughn Ridley/Getty Images

A brasileira Beatriz Haddad foi vice-campeã do WTA de Toronto, no Canadá e, com isso, subiu para a posição de número 16 no ranking mundial, a melhor da história de uma atleta do país. A campanha foi espetacular: venceu Marina Trevisan (26ª do ranking), Leylah Fernandez (vice-campeã do US Open 2020), Iga Swiatek (atual número 1 do mundo), a campeã olímpica Belinda Bencic (12ª) e Karolina Pliskova (14ª e ex-líder do ranking). Caiu na final para a romena Simona Halep.

DOBRADINHA BRASILEIRA NO SKATE

Crédito: Reprodução / Twitter

A etapa de Seattle da Street League, principal circuito de provas do skate, teve dobradinha brasileira, com Rayssa Leal vencendo e Pâmela Rosa em segundo. A japonesa Momiji Nishiya completou o pódio. Pâmela liderou toda a prova, até a última manobra quando levou a virada de Rayssa, que conseguiu uma nota 7,8.

NOSSA NÚMERO 1

Rebeca Andrade no Brasileiro de ginástica — Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Rebeca Andrade no Brasileiro de ginástica — Foto: Ricardo Bufolin/CBG

A campeã olímpica Rebeca Andrade conquistou quatro medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro da modalidade, disputado em Salvador. Ela venceu, pelo Flamengo, a prova por equipes, além de ter sido ouro no individual geral, trave e barras assimétricas. A pontuação do individual geral, 58,100, obtida no sábado, a coloca na liderança do ranking mundial de 2022. Flavia Saraiva levou o título da trave. No masculino, o destaque foi Caio Souza, com quatro ouros.

SHOW NO CICLISMO E HIPISMO PARALÍMPICOS

O Brasil conquistou medalha nos Campeonatos Mundiais de ciclismo estrada e hipismo paralímpicos. Com a bicicleta, o país foi ao pódio quatro vezes, com uma prata e três bronzes. Lauro Chaman foi prata na prova de resistência, enquanto Carlos Soares foi bronze. No feminino, o destaque ficou com Jady Malavazzi na handbike, com bronze em duas provas: resistência e contrarelógio.

No hipismo paralímpico, o Brasil conquistou duas medalhas de bronze no Mundial, disputado na Dinamarca, com Rodolpho Riskalla.

Rodolpho Riskalla bronze no Mundial — Foto: Luis Ruas

Rodolpho Riskalla bronze no Mundial — Foto: Luis Ruas

ISAQUIAS CAMPEÃO DO PAN

Isaquias é campeão pan-americano de canoagem — Foto: Divulgação/Confederação Brasileira de Canoagem

Isaquias é campeão pan-americano de canoagem — Foto: Divulgação/Confederação Brasileira de Canoagem

Dias depois de levar duas medalhas no Campeonato Mundial de canoagem, Isaquias Queiroz voltou às competições. No Pan-Americano da modalidade, no Canadá, conquistou a medalha de ouro no C1 500m e no C1 1000m, classificando o país para os Jogos Pan-Americanos do ano que vem, em Santiago. Ainda no Pan, Filipe Vieira e Erlon Souza levaram o ouro na prova de duplas, o C2 500m.

DUAS MEDALHAS NO JUDÔ

A seleção brasileira de judô encerrou a campanha no Mundial junior, para atletas até 21 anos, no Equador, com duas medalhas de prata. Kaillany Cardoso foi vice-campeã até 63kg, derrotando inclusive a japonesa Kurumi Ishioka na semifinal, enquanto Beatriz Freitas foi prata no peso até 78kg. Os homens saíram sem medalhas pela segunda vez seguida, já que também passaram em branco no Mundial da categoria ano passado.

SEM PÓDIO NO VÔLEI DE PRAIA

O Brasil acabou fora do pódio da etapa de Hamburgo, na Alemanha, do Circuito Mundial de Vôlei de praia. A melhor dupla do país foi Bárbara e Carol, que alcançou a semifinal, mas acabou perdendo tanto a semi quanto a disputa do bronze. Time atual campeão mundial, Ana Patrícia e Duda não esteve presente no evento, já que Ana ainda se recupera de uma lesão no dedo. Rebecca/Talita, André/George, Bruno/Syamon e Vitor Felipe/Renato caíram ainda na primeira fase.

SEM VAGA OLÍMPICA NO HIPISMO

A seleção brasileira de hipismo saltos ficou em nono lugar na prova por equipes do Campeonato Mundial, disputado na Dinamarca. O time foi formado por Marlon Zanotelli, Yuri Manssur, Pedro Veniss e Bernardo Alves, esse último acabou abandonando o evento por problemas com o cavalo antes da final. A competição dava vaga para as cinco primeiras colocadas para Paris 2024, então o Brasil, fora deste grupo, tentará um lugar nas Olimpíadas durante os Jogos Pan-Americanos, no Chile, em outubro do ano que vem.

MEDALHA NO PAN DE CICLISMO

O Brasil encerrou a participação no Campeonato Pan-Americano de ciclismo pista com um ouro e um bronze. O título de Fabio Dalamaria na prova por pontos quebrou um jejum de 22 anos sem medalhas de ouro do Brasil na competição. O país ainda levou o bronze com a dupla Wellyda Rodrigues e Alice Melo na prova de madison.

BOA CAMPANHA ATÉ O MOMENTO

A seleção feminina de futebol sub 20 está com uma vitória e um empate na Copa do Mundo da categoria, que está sendo disputada na Costa Rica. O país estreou em 0 a 0 com Espanha, mas encaminhou a classificação para próxima fase ao derrotar a Austrália por 2 a 0. Nesta terça-feira, o time enfrenta as donas da casa, na teoria a seleção mais fraca do grupo, e com um empate já se garante nas quartas de final.

Fonte: Por Redação do Ge — São Paulo