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CULTURA

CCBB: I BsbHarpFestival 2023

29 de junho, 2023

Brasília terá a honra de receber harpistas de diferentes regiões do mundo, que prometem encantar o público  I BsbHarpFestival, evento que acontece no CCBB Brasília, entre […]

CCBB:  I BsbHarpFestival 2023
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Brasília terá a honra de receber harpistas de diferentes regiões do mundo, que prometem encantar o público

 I BsbHarpFestival, evento que acontece no CCBB Brasília, entre os dias 28 de junho e 02 de julho, com sessões às 17h 19h. Serão 05 dias de Festival, com duas apresentações em cada, mostrando a diversidade e a harmonia das harpas do mundo todo. Artistas da AlemanhaHolandaJapãoÁustriaFrança e Brasil irão marcar presença nesse rico intercâmbio musical. A entrada é franca e a classificação livre.

I BsbHarpFestival é o primeiro que acontece em Brasília, mas segue a tradição que se instalou no Rio de Janeiro e São Paulo há muitos anos. Neste ano de 2023, a capital carioca chegou a sua 18º edição de evento, enquanto SP entrou em sua 7ª edição. O evento se consolida como o maior das Harpas do mundo inteiro, e está inserido no projeto “Música no Museu“, que em mais de 25 anos de atividades ininterruptas, de janeiro a dezembro de cada ano, atinge o Brasil de norte a sul, além de sua vertente internacional e que há 18 anos enfatiza a harpa através de um festival internacional.

Programação

28 de junho (quarta-feira)
17h. Markus Thalheimer , harpa,(Alemanha)
19h. Joost Willemze, harpa, (Holanda)

29 de junho (quinta-feira)
17h. Joost Willemze. harpa, (Holanda)
19h. Markus Thalheimer, harpa (Alemanha)

30 de junho (sexta-feira)
17h. Quarteto Fujiyama Nippon de Koto (Japão)
19h. Edith Gasteiger harpa, (Áustria)

01 de julho (sábado)
17h. Edith Gasteiger. harpa, (Áustria)
19h. Les Alizes. Claire Le Fur, harpa. (França)

02 de julho (domingo)
17h. Les Alizes. Claire Le Fur, harpa (França)
19h. Marcelle Chagas, harpa. Participacao especial Fabio Lopes, violao – Brasil

Atrações

Markus Talheimer, harpa (Alemanha)
Markus Thalheimer, nascido em Stuttgart em 1987, recebeu suas primeiras aulas de harpa em sua cidade natal aos seis anos de idade. Aos 17 anos, transferiu-se para o Prof. Gisèle Herbet na Hochschule für Musik Würzburg, onde concluiu seu diploma com distinção e a subsequente master class. Imediatamente após seus estudos, ele foi acadêmico na Academia Giuseppe Sinopoli da Staatskapelle Dresden por dois anos. Desde a temporada 2016/2017, Thalheimer é o principal harpista da New Lausitz Philharmonic Orchestra. Como um músico procurado nacional e internacionalmente, os compromissos regulares levam-no a grandes festivais e orquestras de renome por toda a Europa.

 Joost Willemze (Holanda)

Joost Willemze é um dos principais jovens harpistas holandeses. Aos 16 anos, ele recebeu o primeiro prêmio na final nacional do Concurso Princesa Cristina em Haia. Em 2017 venceu o Concurso Internacional de Harpa do Porto e um ano depois o concurso italiano Suoni. Em 2022 gravou o seu CD de estreia e recentemente fez uma digressão pela Holanda como laureado com o Dutch Classical Talent. Joost foi solista em vários concertos televisionados, realizando o concerto para harpa de Dittersdorf e o concerto de Ginastera com a Dutch Chamber Orchestra. Além de sua educação musical, Joost estudou na Accademia Vivarium Novum em Roma e obteve o diploma de bacharel em clássicos e russo na Universidade de Leiden.

 Duo Fábio e Marcelle (Brasil)

Fábio e Marcelle fundaram o Trio Amadeus quando ainda estudavam na UFMG, onde se conheceram. Unificaram os estilos de canto erudito e popular em uma nova linguagem artística, suave e delicada como a música clássica, e por vezes enérgicas como o rock. Hoje o Trio faz releituras super assinadas de músicas lindas conhecidas da música mundial, sempre utilizando harpa, violão e voz. Combinadas ao som do violino de Rafael, conseguiram uma assinada personalidade musical que muitas pessoas já conhecem. O trio segue fazendo shows, concertos e eventos no Brasil e exterior.

 Edith Gasteiger (Áustria)

Edith Gasteiger nasceu e vive em Kitzbühel, Tirol, Áustria. Estudou na Universidade Mozarteum Salzburg e teve aulas com Marianne Oberascher, Edward Witsenburg, Nicoleta Alberti, Margret Köll, entre outros. Especializou-se em solo, música de câmara e música antiga. Edith Gasteiger contribui com vários ensembles focados em World Music. Ela co-organiza os concertos anuais de verão de Kitzbühel (principalmente concertos para crianças e famílias/workshops). Em combinação com o Rio Harp Festival 2018, ela fez shows em Curitiba e Brasília em cooperação com a Embaixada da Áustria em Brasília. Edith integra o Rio Harp Festival desde 2017.

Les Alizes (França)

Claire Le Fur trabalhou na EcoleNormale de Musique em Paris com Micheline KAHN, Marie-Claire JAMET e Catherine MICHEL, para obter em 1983, o diploma de desempenho superior (por unanimidade com felicitações do júri), o diploma de Música de Câmara, depois em 1984 o diploma superior de concertista. François Detton, flautista e maestro, integra o quinteto “lesalizés” desde a sua criação. Formado pela Escola Normal de Música de Paris, é também diretor Artístico de um festival de musica no sul da França Fernando RENAU Nascido em Caiena, é formado pelos maiores mestres, atualmente é professor de percussão no mundo no conservatório CRD na Guiana há 11 anos. Fernando Ferrer já praticou na escola de música e em aulas particulares em São Paulo – Brasil e na França metropolitana.

Quarteto Fujiyama Nippon de Kotto (Japão)
O Koto é uma espécie de harpa horizontal japonesa que foi introduzido no Japão vindo da China no século VI. A música de Koto foi cultivada pela nobreza durante séculos, mas só no século XVII que a popularidade do instrumento cresceu graças ao Mestre Yatsuhashi Kengyo que revolucionou e criou um estilo independente de tocar Koto. Em 1664, foi impresso um livro contendo as partituras de suas principais músicas como: Rokudan no Shirabe, Hachidan no Shirabe e Midare, que são executadas até hoje. Yatsuhashi criou as principais afinações para o Koto, as escalas Hira e o Kumoi. No mesmo século o Koto popularizou-se ainda mais ao se juntar com o Shakuhachi e Shamisen, outros dois instrumentos tradicionais japoneses, formando assim o Sankyoku.

  • Classificação Livre
  • Galeria 4 do CCBB Brasília
  • 28 de junho a 02 de julho, com sessões às 17h e 19h
  • Entrada gratuita mediante retirada de ingresso a partir das 9h do dia anterior à apresentação
  • Ingressos serão disponibilizados em bb.com.br/cultura e em nossa bilheteria física

Visite-nos

  • SCES, Trecho 2 – Brasília/DF

  • (61) 3108 7600 e [email protected] e

  • Todos os dias, das 09h às 21h, exceto às segundas.