Brasília Agora


CULTURA

CCBB recebe harpas de diferentes regiões do mundo

16 de junho, 2023

1º BsBHarpFestival será entre 28/6 e 2/7, com atrações da Alemanha, Holanda, Japão, Áustria, França e Brasil CCBB Brasília recebe o 1º BsbHarpFestival, de 28 […]

CCBB recebe harpas de diferentes regiões do mundo

1º BsBHarpFestival será entre 28/6 e 2/7, com atrações da Alemanha, Holanda, Japão, Áustria, França e Brasil

CCBB Brasília recebe o 1º BsbHarpFestival, de 28 de junho e 2 de julho, com sessões às 17h e 19h. Serão 5 dias de Festival, com duas apresentações em cada, mostrando a diversidade e a harmonia das harpas de diferentes regiões do mundo. Artistas da Alemanha, Holanda, Japão, Áustria, França e Brasil irão marcar presença nesse rico intercâmbio musical. A entrada é franca e a classificação livre.

O BsbHarpFestival é o primeiro que acontece em Brasília, mas segue a tradição e o sucesso que se instalou no Rio de Janeiro e São Paulo há muitos anos. Neste ano, a capital carioca chegou a 18ª edição de evento, enquanto São Paulo entrou na 7ª edição.

O evento se consolida como o maior das harpas do mundo inteiro, e está inserido no projeto “Música no Museu” que, em mais de 25 anos de atividades ininterruptas, de janeiro a dezembro de cada ano, contempla o Brasil de norte a sul, além de sua vertente internacional e que há 18 anos enfatiza a harpa através de um festival internacional.

Markus Talheimer (Alemanha) – nascido em Stuttgart em 1987, recebeu suas primeiras aulas de harpa em sua cidade natal aos seis anos de idade. Aos 17 anos, transferiu-se para o Prof. Gisèle Herbet na Hochschule für Musik Würzburg, onde concluiu seu diploma “com distinção” e a subsequente master class. Imediatamente após seus estudos, ele foi acadêmico na Academia Giuseppe Sinopoli da Staatskapelle Dresden por dois anos. Desde a temporada 2016/2017, Thalheimer é o principal harpista da New Lausitz Philharmonic Orchestra. Como um músico procurado nacional e internacionalmente, os compromissos regulares levam-no a grandes festivais e orquestras de renome por toda a Europa.

Marcelle Chagas, participação especial Fábio Lopes (Brasil) – Cantora e harpista de voz angelical, suas versões de músicas clássicas, celta e autorais penetram fundo na alma de quem ouve. Marcelle é bacharel em Canto Lírico e Harpa pela UFMG. Fundou o Trio Amadeus em 2003 e desde então se dedica a levar sua música aos mais diversos cantos do mundo. Neste show, Marcelle lança o disco solo “Harpa Mágica”, com um repertório que promete trazer paz e encantamento a quem ouve! Na segunda parte do show traz o convidado especial Fábio, do Trio Amadeus, com quem cantará alguns duetos imperdíveis ao som de harpa e violão!”

Joost Willemze (Holanda) – Joost Willemze (1996) é um dos principais jovens harpistas holandeses. Aos 16 anos, ele recebeu o primeiro prêmio na final nacional do Concurso Princesa Cristina em Haia. Em 2017 venceu o Concurso Internacional de Harpa do Porto e um ano depois o concurso italiano Suoni d’Arpa. Em 2022 gravou o seu CD de estreia e recentemente fez uma digressão pela Holanda como laureado com o Dutch Classical Talent. Joost foi solista em vários concertos televisionados, realizando o concerto para harpa de Dittersdorf com a Dutch Youth Orchestra e o concerto de Ginastera com a Dutch Chamber Orchestra. Além de sua educação musical, Joost estudou na Accademia Vivarium Novum em Roma e obteve o diploma de bacharel em clássicos e russo na Universidade de Leiden.

Les Alizes – Claire Le Fur, François Detton e Fernando Renaut-Ferrer (França / Guiana Francesa). Claire Le Fur trabalhou na EcoleNormale de Musique em Paris com Micheline KAHN, Marie-Claire JAMET e Catherine MICHEL, para obter em 1983, o diploma de desempenho superior (por unanimidade com felicitações do júri), o diploma de Música de Câmara, depois em 1984 o diploma superior de concertista.

François Detton, flautista e maestro, integra o quinteto “lesalizés” desde a sua criação. Formado pela Escola Normal de Música de Paris, é também diretor Artístico de um festival de musica no sul da França.

Renaut-Ferrer (França / Guiana Francesa), nascido em Caiena, é formado pelos maiores mestres, atualmente é professor de percussão no mundo no conservatório CRD na Guiana há 11 anos. Fernando Ferrer já praticou na escola de música e em aulas particulares em São Paulo – Brasil e na França metropolitana.

Programação

28/6 (quarta-feira)
17h: Markus Thalheimer (Alemanha)
19h: Joost Willemze (Holanda)

29 de junho (quinta-feira)
17h: Joost Willemze (Holanda)
19h: Markus Thalheimer (Alemanha)

30 de junho (sexta-feira)
17h: Quarteto Fujiyama Nippon de Koto (Japão)
19h: Edith Gasteiger (Áustria)

1º de julho (sábado)
17h: Edith Gasteiger (Áustria)
19h: Les Alizes (França/Guiana Francesa)

2 de julho (domingo)
17h: Les Alizes (França/Guiana Francesa)
19h: Marcelle Chagas (harpa), com participação especial Fabio Lopes (violão) – Brasil

Serviço

1º BsbHarpFestival. Data: de 28/6 a 2/7 (sessões às 17h e 19h). Local: galeria 4 do CCBB Brasília (SCES Trecho 2 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves). Ingresso: entrada gratuita, com retirada de ingresso um dia antes da apresentação, em bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB. Duração: 60 min cada sessão. Classificação: livre.