Brasília Agora


SAÚDE

Cerca de 200 pessoas são vacinadas no Saif da região

18 de abril, 2023

Profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 de Águas Claras vacinaram, nesta segunda-feira (17), cerca de 200 moradores e funcionários do Serviço de Acolhimento […]

Cerca de 200 pessoas são vacinadas no Saif da região
Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde

Profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 de Águas Claras vacinaram, nesta segunda-feira (17), cerca de 200 moradores e funcionários do Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias (Saif) do Areal contra a gripe (influenza). A população abrigada faz parte do território assistido pela equipe multiprofissional.

A 1ª parte da ação foi dedicada a informações sobre o imunizante e a gripe – infecção aguda do sistema respiratório, causada pelo vírus da influenza e com grande potencial de transmissão. Moradores que não tinham a caderneta de vacinação, além da dose contra a gripe, receberam a orientação de resgatar o histórico nas salas onde tomaram outros imunizantes. Alguns preferiram receber todas as vacinas recomendadas para a sua faixa etária e ter um novo cartão emitido.

Morador do Saif Areal, Ivo José Wodizik afirma que a ação é uma grande oportunidade para receber a vacina contra o vírus influenza. “Ser atendido aqui é muito importante para mim e para todos nós”. Ele é paciente regular da equipe de Saúde da Família (eSF) e já foi encaminhado a profissionais de oftalmologia e de otorrinolaringologia dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

VÍNCULO

Na agenda do enfermeiro da eSF 7 (Roxa) da UBS1 de Águas Claras, Edmon Martins, as manhãs de segunda são reservadas ao atendimento dos moradores da Saif Areal. Já nas terças à tarde, a assistência é feita pelo médico de saúde da família Diogo Nogueira Batista.

Há 15 anos atuando na saúde das famílias, Edmon afirma que sua missão passa, em primeiro lugar, pela conexão com a comunidade. “Saúde pública, principalmente a da Família, é isto: o vínculo. É muito importante estar próximo do paciente, da população, conhecer a realidade local”, complementa.