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ECONOMIA

Clube de Permuta: prática de mercado vira negócio de R$ 300 milhões

21 de dezembro, 2022

Empresa que já fez troca de feijão por avião, hoje conta com mais de 1.600 associados em todo o País É possível transformar uma das […]

Clube de Permuta: prática de mercado vira negócio de R$ 300 milhões
Murilo Hypolito, Yara Ladeira, Francisco Nunes e Vanderleia Aguiar: equipe do Clube de Permuta Brasília - Foto: divulgação

Empresa que já fez troca de feijão por avião, hoje conta com mais de 1.600 associados em todo o País

É possível transformar uma das práticas mais antigas e consolidadas do mercado em um negócio milionário? A história do Clube de Permuta mostra que sim. Criada em 2012, em Belo Horizonte, com a finalidade de facilitar negociações baseadas no modelo de permuta, envolvendo troca de produtos sem mexer no fluxo de caixa das empresas, a plataforma soma mais de R$ 320 milhões transacionados e 1600 associados ao longo de seus 10 anos de existência.

Em Brasília, uma franquia do Clube desembarcou em 2017, e hoje, sob o comando dos empresários Francisco Nunes, Alexandre Guerra e Murilo Hypolito conta com 220 associados.

Recentemente, durante encontro realizado com associados da franquia Brasília no Espaço Providência, três empresas locais receberam troféus por terem transacionado, no último ano, o equivalente a R$ 1 milhão. São elas as instituições de educação COC by Person e Seriös e a empresa de intermediação de negócios Geelong.

Na ocasião também foram compartilhados alguns números que demonstram as oportunidades geradas pelo Clube de Permuta, presente em 24 cidades de 10 estados brasileiros. Em uma década, foram negociadas cerca de 50 mil diárias de hotel, 337 mil refeições, 11 mil m2 em imóveis prontos vendidos, mais de 1,1 milhão de m2 em loteamento em mais de 78 mil transações entre os associados.

A diversidade é outro grande ativo do Clube de Permuta, que possui associados em segmentos tão diversos como Alimentos e Bebidas, Academias, Casa e Decoração, Clínicas, Construção Civil, Escritórios Compartilhados, Educação, Hotéis, Internet, Redes Sociais e Marketing Digital, Limpeza Industrial, Serviços Jurídicos, Moda e muito mais.

“Quando uma empresa troca aquilo que tem, como um produto ou serviço, por algo que precisa, ela não altera seu caixa. As necessidades por serviços relacionados a áreas como tecnologia, consultorias e gestão e RH estão cada vez maiores. Com a permuta, empresas de todos os tamanhos conseguem ter acesso a isso sem gastar, o que pode ser crucial para sua manutenção”, explica Leonardo Bortoletto, fundador do Clube de Permuta. “Cada vez mais pessoas entendem que o seu produto, o seu serviço, pode valer mais que dinheiro na mão. Estamos muito felizes por nos fortalecer como grupo de negócios através da permuta, colaborando para que as pessoas alavanquem suas empresas, enxuguem seus custos operacionais e aumentem seu poder aquisitivo na vida pessoal e profissional”, complementa Francisco Nunes.

Como explica Bortoletto, um dos maiores desafios para levar a marca ao sucesso foi mudar a cultura do empresário, mostrando a eles que é possível movimentar seu negócio sem mexer diretamente no caixa. Aos poucos esse objetivo vem sendo alcançado, como demonstra o grande volume de transações. “Estimulamos o empresário a pensar um pouco fora da caixa. Não trabalhamos com dinheiro, mas as pessoas estão acostumadas a usá-lo diariamente em suas vidas. Mostramos que é possível adquirir tudo aquilo que o empresário precisa para o seu negócio entregando seus produtos ou serviço em troca. Isso gera uma receita igual, pois trabalhamos com valores de mercado, mas tem um resultado de lucro muito maior do que se a compra e venda fosse em dinheiro”.