Brasília Agora


POLÍTICA

Com MPs ‘travadas’, Lira sugere ‘freio’ em projetos enviados pelo governo com urgência constitucional

20 de março, 2024 / Por: Agência O Globo

Ferramenta regimental tem sido usada pelo Executivo para dar celeridade às tramitações no lugar de medidas provisórias

Com MPs ‘travadas’, Lira sugere ‘freio’ em projetos enviados pelo governo com urgência constitucional
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), em sua Residência Oficial em Brasília. — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), defendeu “freio” às “urgências constitucionais”, em referência a projetos de lei enviados ao Congresso pelo Executivo para tramitar com celeridade, sem passar pelas comissões temáticas. O recurso tem sido usado pelo governo como uma alternativa à medidas provisórias (MP) que estão avançado com dificuldade no Parlamento.

— A Câmara dos Deputados era chanceladora e caribadora de medidas provisórias e projetos enviados pelo Executivo. Hoje nós invertemos isso e a gente tem que colocar um freio já nos projetos de urgência constitucional senão nós vamos acabar com as condições temáticas da casa — disse Lira em um jantar realizado pela Frente Parlamentar do Empreendorismo.

No ano passado, por exemplo com dificuldade de aprovar a taxação das offshores (contas no exterior, geralmente em paraísos fiscais), o governo retirou essa tributação da medida provisória (MP) do salário mínimo e reenviou por meio de um projeto de lei junto com outras questões envolvendo a tributação sobre a renda.


BS20240320015434.1 – https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2024/03/19/com-mps-travadas-lira-sugere-freio-em-projetos-enviados-pelo-governo-com-urgencia-constitucional.ghtml