Colocamos os dois sedãs compactos nas versões topo de linha frente a frente

RESUMINDO A NOTÍCIA

  • Fiat Cronos tem preços a partir de R$ 94 mil e Chevrolet Onix Plus R$ 98 mil
  • Juntos Chevrolet Onix Plus e Fiat Cronos somam mais de 40 mil unidades vendidas
  • Mesmo com paralisação na produção, Onix segue líder entre os sedãs compactos
Sedã tem transmissão automática de seis velocidades

MARCOS CAMARGO JR. 08.10.2021

O mercado de sedãs compactos segue na contramão dos médios. Com vendas em alta, os modelos sempre são boas opções na lista dos consumidores pela versatilidade e mesmo com preços mais altos a procura segue em forte no mercado. Chevrolet Onix Plus e Fiat Cronos, por exemplo, emplacaram mais de 40 mil unidades em 2021. Agora que o Onix voltou a ser produzido após um longo hiato de cinco meses devido à falta de peças o R7 Autos Carros colocou os dois modelos frente a frente nas versões mais caras para mostrar suas principais diferenças.

Fiat Cronos desembarcou no Brasil em 2018

GUILHERME MAGNA/04.10.2021

De um lado está o modelo que voltou a ser produzido e que já foi líder: Chevrolet Onix Plus com pacote Premier 2: De outro lado, está o já conhecido Fiat Cronos, que chegou ao mercado em 2018 e passou por um pequeno facelift neste ano, porém, aguarda o tão esperado motor turbo, que seus principais concorrentes já receberam.

Sedã tem 4,47m de comprimento, o maior da categoria

MARCOS CAMARGO JR. 08.10.2021

O Chevrolet Onix Plus Premier II é a versão mais cara do sedã e com isso chega bem equipado. O modelo tem itens como Wi-Fi a bordo, carregador de celular por indução, multimídia com espelhamento de celular sem fio e sistema de concierge MyLink. Sob o capô, o Onix ainda traz o motor 1.0 turbo de 116cv e 16,3kgfm de torque com câmbio automático de seis velocidades.

Cronos Precison é a versão mais cara, ficando atrás apenas do HGT

GUILHERME MAGNA/04.10.2021

Já o Cronos Precison é a versão mais cara, ficando atrás apenas do HGT (com visual esportivo). Diferente do Onix, o Cronos chega bem equipado porém não tem itens como Wi-Fi e carregador por indução. A multimídia espelha celular, porém somente via cabo e não tem internet nativa. E um outro ponto negativo é  ausência da câmera de ré e dos bancos em couro que o rival tem. Sob o capô, se encontra o veterano 1.8 e-torq de 139cv, conectado ao câmbio automático de seis velocidades.

Será que o ONIX VAI CONTINUAR LÍDER? Review e avaliação completo da linha 2022 (Plus Premier II)

Estilos bem distintos

O visual mostra que são escolas diferentes de produção e carros bem distintos entre si. De um lado está o Onix que apresenta linhas mais sóbrias e discretas assim como os asiáticos valorizam. Já o Fiat Cronos apresenta visual mais agressivo e esportivo seguindo o padrão italiano. Enquanto o Chevrolet tem o padrão dos novos carros de linhas mais fluidas o Cronos é notadamente esportivo com traços conservadores em puxadores de maçanetas e outros itens cromados.

Porta-malas tem 476 litros

MARCOS CAMARGO JR. 08.10.2021

No quesito dimensões ambos carros são parecidos mas com uma vantagem para o Chevrolet. O Onix apresenta vantagem no espaço interno com 2,60m de entre eixos, 8cm mais amplo que o Cronos. O Onix Plus tem 4,47m de comprimento enquanto o Fiat Cronos tem 4,36m. Porém no espaço de porta-malas o Cronos se mostra bem superior. São 525 litros, contra 469 litros do Onix Plus.

Fiat Cronos leva vantagem em velocidades mais altas

GUILHERME MAGNA/04.10.2021

Dia a dia

No caso do Chevrolet Onix o desempenho foi superior ao do Cronos. Um dos principais fatores do modelo mais vendido da categoria, é a motorização turbinada, que apresenta respostas mais ágeis em retomadas e acelerações. Porém a vantagem do Cronos fica nas velocidades mais altas. Com 139cv, o sedã tem mais fôlego na marcha final.

ONIX PREMIER 1.0 turbo ou CRONOS PRECISION 1.8 2022 ? Qual deles é o melhor! Comparativo, preços etc

Economia ou velocidade final?

Quando o assunto é economia de combustível, o Onix também leva a melhor. Nos trechos urbanos registramos uma média de 11,2km/l já nos trechos rodoviários a média foi de 13,9km/l usando gasolina. No caso do Cronos o motor antiquado mostra sua realidade: ele fez 8,9km/l na cidade e 11km/l na estrada abastecido com gasolina.

Modelo tem multimídia MyLink de 8 polegadas com Wi-Fi nativo

MARCOS CAMARGO JR. 08.10.2021

Andar com os dois carros lado a lado serve para perceber bem a diferença de um carro mais leve e turbinado diante de outro mais pesado e aspirado. O Onix Plus é ligeiro e mostra desempenho em rotações mais baixas. O Chevrolet pesa 1.039cv enquanto o Fiat 1.271, em boa parte por conta do motor maior quatro cilindros. Porém há uma vantagem do Cronos na estrada. Sem pressa e em rotações mais altas os 139cv fazem a diferença diante dos 116cv do Onix. Na estrada o Cronos é mais agradável sobrando força enquanto o Onix é ágil na cidade e funcione bem até cerca de 110km/h na velocidade de cruzeiro.

Outro ponto positivo para os dois modelos é o conforto a bordo

GUILHERME MAGNA/04.10.2021

Outro ponto positivo para os dois modelos é o conforto a bordo. No caso do Onix a suspensão traseira com eixo de torção e barra estabilizadora auxilia na rodagem e absorção de impacto contribuindo para uma direção precisa. Apesar disso é mais baixo e raspa com certa facilidade nas valetas por ser mais “bicudo” e contar com um defletor de borracha que desprende facilmente do pára-choque. O Cronos é mais alto, tem suspensão traseira com eixo de torção, porém não conta com barra estabilizadora o que faz o carro “pular” em buracos e lombadas. Também é mais solto nas curvas embora tenha controle de tração e estabilidade como o Onix Plus. Mesmo mais esportivo na proposta o Cronos entrega conforto enquanto o Chevrolet é mais preciso e também mais duro.

Carro tem espaço suficiente para uma viagem com 5 passageiros

MARCOS CAMARGO JR. 08.10.2021

Mesmo sendo versoes topo de linha os dois sedãs trazem DRL mas não oferecem faróis em LED. Outro detalhe é que a bordo do Fiat o acabamento parece melhor e bem mais cuidado enquanto do Chevrolet a impressão é que estamos em um modelo mais genérico mesmo com os detalhes claros do banco em couro e do aplique sobre o tabelier do painel. No caso dos bancos o do Onix é mais curto e estreito enquanto o Cronos tem revestimento em tecido com fios vermelho escuro e bom encosto transmitindo mais qualidade.

FIAT CRONOS 1.8 de 139cv – motor de Renegade! É Melhor que Onix Plus, HB20S e Virtus?

Tudo tem um preço

Atualmente o Onix Premier II custa R$ 97.790 chegando a R$ 101 mil em alguns estados como São Paulo. Já o Cronos na versão Precision tem preços a partir de R$ 94.090 que pode chegar próximo de R$ 100 mil com pacotes que o deixam similar ao Onix, com e exceção do Wi-Fi a bordo e carregador por indução.

Caso o consumidor queira uma visual mais esportivo e não faça questão de tanto apetrecho vai encontrar no Cronos o carro ideal

GUILHERME MAGNA/04.10.2021

Se o comprador busca um carro esperto, que tenha um bom consumo de combustível e é equipado, vai encontrar no Onix Plus Premier II uma boa opção que ainda é mais espaçoso com seus passageiros. Caso o consumidor queira uma visual mais esportivo e não faça questão de tanto apetrecho vai encontrar no Cronos o carro ideal e com acabamento que supera o rival. Para rodar nas estradas o Fiat satisfaz muito mais. É lento nas retomadas mas traz segurança sendo muito mais potente mas para o dia a dia o três cilindros do Chevrolet se destaca.

 

Fonte: Autos Carros/R7

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Solve : *
2 + 22 =