Brasília Agora


DESTAQUE

CPI dos Atos Antidemocráticos fará primeira reunião na próxima terça (14), às 10 horas

9 de fevereiro, 2023

O presidente do colegiado, deputado Chico Vigilante (PT), convocou os integrantes da CPI dos Atos Democráticos para o encontro A Comissão Parlamentar de Inquérito da […]

CPI dos Atos Antidemocráticos fará primeira reunião na próxima terça (14), às 10 horas
Foto: Silvio Abdon/CLDF

O presidente do colegiado, deputado Chico Vigilante (PT), convocou os integrantes da CPI dos Atos Democráticos para o encontro

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Legislativa criada para investigar as ações de vandalismo nos dias 12 de dezembro de 2022 e 8 de janeiro passado, em Brasília, fará a primeira reunião na próxima terça-feira (14), às 10 horas. O presidente do colegiado, deputado Chico Vigilante (PT), convocou os integrantes da CPI dos Atos Democráticos para o encontro.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na reunião, que será realizada no plenário da CLDF, os parlamentares irão discutir o roteiro dos trabalhos da investigação e deverão aprovar a lista inicial daqueles que serão chamados a depor. “Vamos colocar a CPI efetivamente para funcionar”, declarou Vigilante, ao anunciar a decisão, durante a sessão ordinária da Câmara Legislativa desta quarta-feira (8).

Relatório imparcial

O relator da CPI, deputado Hermeto (MDB), em pronunciamento durante a sessão, garantiu que os fatos ocorridos na cidade serão “analisados com toda imparcialidade”. O distrital comentou sua atuação como policial militar, afirmando que a experiência o ajudará a avaliar as condutas dos envolvidos nos atos antidemocráticos.

“Se teve alguém que facilitou, estará no relatório. Pode ser da Polícia Militar, Civil ou Legislativa. Não faremos distinção”, adiantou, observando que as participações nos atos serão tratadas sem generalizações.

Por sua vez, o deputado Gabriel Magno (PT), lembrando o transcurso de um mês desde que os invasores destruíram o patrimônio público na Esplanada dos Ministério, disse ter certeza de que a Casa e a CPI vão dar as respostas que a sociedade exige: “Chegaremos aos responsáveis, às motivações e aos financiadores”.

Marco Túlio Alencar – Agência CLDF