Brasília Agora


BRASÍLIA

Desde 2021, o programa do GDF realizou 22 mil atendimentos à população rural

16 de dezembro, 2022

As mulheres de áreas rurais do Distrito Federal têm recebido atenção especial do governo. Desde junho de 2021, foram realizados 22 mil atendimentos à população […]

Desde 2021, o programa do GDF realizou 22 mil atendimentos à população rural
Número foi apresentado em evento realizado, ontem, no Buriti - Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

As mulheres de áreas rurais do Distrito Federal têm recebido atenção especial do governo. Desde junho de 2021, foram realizados 22 mil atendimentos à população feminina deste segmento em 23 comunidades por meio do programa Ação Mulher no Campo, da Secretaria da Mulher. O projeto facilita o acesso do grupo a serviços públicos, como a promoção da saúde e dos direitos sociais.

O projeto nasceu a partir das demandas compartilhadas pelas mulheres no Fórum Distrital Permanente das Mulheres do Campo e Cerrado – estabelecido pelo Decreto nº 40.220, de 31 de outubro de 2019, que ocorre bimestralmente com a presença de lideranças femininas do campo. Esse é o momento em que elas têm a chance de levar as necessidades da comunidade e solicitar serviços ao governo.

O resultado foi apresentado durante o 1º Seminário das Mulheres Rurais, realizado ontem (15) no Salão Nobre do Palácio do Buriti. O evento integra as ações do fórum, que retorna em 2023 para uma nova reunião.

“Hoje nós apresentamos as respostas [das demandas] e elas sentem a presença do governo por meio da Secretaria da Mulher e das demais secretarias parceiras”, afirma a secretária da Mulher, Vandercy Camargos. “Começamos com poucas mulheres. Elas foram acreditando e isso nos deu a possibilidade de estarmos próximo delas. Não são elas que vêm até aqui, nós é que vamos até a área rural darmos todo o apoio e assistência e o encaminhamento das reivindicações delas”, completa.

NA TORRE DE TV

Além dos atendimentos, o governo concedeu ao grupo um box na Torre de TV para comercialização de artesanato e produtos alimentícios de produção das mulheres. Localizado na Ala C, o Box 96 terá um revezamento das mulheres ligadas às associações.

“Era uma forte solicitação e agora temos essas mulheres trabalhando de sexta a domingo com escalas mensais no box. É uma importante conquista”, destaca a subsecretária de Promoção das Mulheres da Secretaria da Mulher, Luene Garcia.