Brasília Agora


POLÍTICA

Desenvolvimento Social e Saúde não serão de partidos, diz Lula

14 de julho, 2023

Presidente admite que vai discutir mudanças na Esplanada dos Ministérios em agosto, mas descarta alterações em pastas prioritárias O presidente Luiz Inácio Lula da Silva […]

Desenvolvimento Social e Saúde não serão de partidos, diz Lula
Declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram feitas durante entrevista à TV Record, na quinta-feira (13) - Foto: Reprodução/TV Record

Presidente admite que vai discutir mudanças na Esplanada dos Ministérios em agosto, mas descarta alterações em pastas prioritárias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na quinta-feira (13), que deve discutir mudanças ministeriais em agosto, mas descartou a entrega dos ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social para outros partidos.

“Esse ministério é meu (Desenvolvimento Social). Esse não sai, a saúde não sai. Não é o partido que quer vir para o governo que vai pedir ministério, é o governo que oferece o ministério”, declarou o petista durante entrevista à Record TV.

Lula afirmou ainda que, assim que o Congresso Nacional voltar do recesso, deve conversar com os líderes de partidos e comunicar eventuais mudanças ministeriais. O presidente ponderou e chamou as eventuais alterações de “coisa mais natural do mundo”.

“Na hora em que você ganha a eleição e você não tem maioria no Parlamento para aprovar a coisa que você quer aprovar, você vai ter que fazer composição. E você faz composição com quem ganhou, você não faz com quem perdeu. Portanto, nós temos que conversar com os partidos que estão dentro do Congresso Nacional”, afirmou Lula.

Governo confirma Celso Sabino no Ministério do Turismo

O deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA) aceitou o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ser o novo ministro do Turismo. Após a reunião, ele agradeceu ao presidente Lula e à bancada de seu partido pela confiança.

Sabino compartilhou um vídeo nesta quinta-feira (13) oficializando que irá comandar a pasta. A nomeação deve sair nos próximos dias no Diário Oficial da União. “Assumo com responsabilidade, disposição e vontade de fazer com que o turismo no nosso país signifique aquilo que significa em outras nações, com mais empregos, renda e mais desenvolvimento”, complementou o deputado

Celso Sabino agradece Lula e UB após convite para o Ministério do Turismo – Foto: Vinícius Loures/Câmara dos Deputados

Sabino assume o cargo de ministro em uma tentativa do governo de melhorar a articulação política na Câmara dos Deputados. A indicação de Sabino é da Câmara. “Agradeço ao presidente pela confiança, agradeço à minha bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados”, afirmou o parlamentar.

O deputado assume o Ministério do Turismo após semanas de negociação entre o governo e o União Brasil, em uma articulação que levou à saída de Daniela Carneiro da Esplanada dos Ministérios.

Em junho, Lula comunicou ao casal Daniela e Waguinho Carneiro, prefeito de Belford Roxo (RJ), que faria a substituição. O presidente acabou estendendo a permanência da ministra por mais algumas semanas para que Daniela tivesse uma saída honrosa do cargo.

A ministra, em processo de desfiliação de seu partido, o União Brasil, já não contava com o apoio da bancada do partido, um dos motivos que levou a substituição dela no comando do Turismo. Sem citar nomes, Daniela publicou um vídeo na semana passada com críticas a “pessoas tóxicas, ingratas e negativas”.