Brasília Agora


BRASÍLIA

DF Livre de Carcaças tem 82 veículos recolhidos na primeira semana

27 de janeiro, 2024

. Divulgação do serviço contribui para mapeamento dos veículos abandonados . A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) retomou nesta semana a operação […]

DF Livre de Carcaças tem 82 veículos recolhidos na primeira semana
Foto: Paulo H.Carvalho/Agência Brasília

.

Divulgação do serviço contribui para mapeamento dos veículos abandonados

.

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) retomou nesta semana a operação DF Livre de Carcaças, que tem objetivo de remover e dar a destinação adequada a veículos abandonados. Os carros podem multiplicar focos de mosquitos transmissores da dengue e de outras doenças, além de servir de abrigo para criminosos ou pontos de crimes diversos.

A operação DF Livre de Carcaças continuará em Taguatinga por mais duas semanas | Fotos: Divulgação/ SSP-DF

.

Já na primeira semana foram contabilizadas 82 carcaças recolhidas, em 38 pontos mapeados em Taguatinga. O programa é uma força-tarefa coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) de forma integrada com diversos órgãos, incluindo Polícia Militar (PMDF), Departamento de Trânsito (Detran-DF), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), DF Legal, Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), Novacap, Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e administrações regionais.

.

A ação continua em Taguatinga nas duas próximas semanas, já que a região contou com maior número de denúncias e incidência de criadouros do mosquito causador da dengue. Posteriormente, a operação seguirá para outras regiões administrativas, conforme cronograma que prioriza os locais com maior número de carcaças identificadas. A divulgação do serviço contribui para o aumento das denúncias e mapeamento dos veículos abandonados por todo o Distrito Federal.

Denúncias

A população pode contribuir denunciando pontos de acúmulo pelo telefone da ouvidoria (162) ou pelos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) e administrações regionais. Além disso, as denúncias podem ser enviadas por e-mail para o endereço [email protected].

.

*Com informações da SSP-DF