Brasília Agora


BRASÍLIA

É falso que eleitor precisa estar de máscara facial para votar

30 de setembro, 2022

O Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) publicou uma nota desmentindo a afirmação que começou a circular nas redes sociais É falsa a afirmação de […]

É falso que eleitor precisa estar de máscara facial para votar
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) publicou uma nota desmentindo a afirmação que começou a circular nas redes sociais

É falsa a afirmação de que é obrigatório o uso de máscaras no dia das eleições. A informação começou a circular nas redes sociais na última semana, antes do primeiro turno do pleito, marcado este domingo (2/10).

Em uma das publicações, por exemplo, o usuário afirma que, em alguns lugares ainda é obrigatório o uso de item de proteção, além da necessidade de se apresentar o cartão de vacinação.

Veja algumas das postagens:

O V ou F buscou o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), que já havia desmentido a informação. Em nota publicada no site oficial, a Corte informa que não há menção sobre o uso de máscaras na resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que regulamenta as regras para o dia do pleito.

A reportagem também buscou a Corte Superior. No site do TSE, há uma publicação com todas as regras para o dia das eleições.

No texto, o Tribunal não fala nada sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras. A reportagem questionou o TSE para confirmar se não havia mesmo essa obrigação. Em nota, a Corte reforçou não há menção sobre o tema na resolução que regulamenta o pleito.

“O TSE não recomendou medidas sanitárias para as Eleições 2022″, diz a nota.

Assim, considerando as fontes oficiais, é falsa a informação de que é obrigatório o uso de máscaras no primeiro turno das eleições de 2022.

Por que checamos?

V ou F é um programa de checagem do Metrópoles em parceria com o Google e com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) que visa verificar publicações com potencial de viralização e que tenham relação com as eleições de 2022 no Distrito Federal.

Para verificar os conteúdos, a equipe consulta especialistas, fontes oficiais sobre o assunto, documentos e dados públicos. A intenção é encontrar informações que confirmem ou não a informação que está sendo compartilhada.

Quando o assunto é desinformação e fake news, as postagens podem ser, além de verdadeiras ou falsas, enganosas ou sátiras. As sátiras não têm a intenção de causar mal, mas têm grande potencial para enganar.

Já as publicações enganosas têm conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações. Também usam dados imprecisos ou que induzam a uma interpretação diferente da intenção de seu autor. Além disso, confundem, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Quem se deparar com algum conteúdo duvidoso e achar que ele precisa de verificação pode encaminhar o material para o WhatsApp do Metrópoles DF: (61) 9119-8884.

Fonte: Por Samara Schwingel/Metrópoles