Brasília Agora


COLUNAS

Economia$Capital

7 de julho, 2022

5G desaponta no primeiro dia Brasília foi escolhida como a primeira capital a ter o serviço 100% 5G na transmissão de dados por celulares. No […]

Economia$Capital

5G desaponta no primeiro dia

Brasília foi escolhida como a primeira capital a ter o serviço 100% 5G na transmissão de dados por celulares. No entanto, a expectativa dos clientes que tiveram acesso ao serviço (ou seja, que tinham aparelhos prontos para funcionar na nova banda) foi frustrada. Muitos reclamam que a rede oscilava muito, sendo comum casos em que até a paleozóica 3G foi captada pelas antenas dos celulares.

As operadoras garantem que os problemas do primeiro dia serão em breve superados. Até porque o sistema chega nesta semana a outras capitais e existe toda uma cobrança da Anatel para que os serviços migrem logo. Deve-se lembrar que a rede deveria ter entrado em operação em junho, depois de algumas postergações por conta da necessidade de novas antenas.

Mas as vendas disparam

Se tem alguém que não pode reclamar do 5G são as fabricantes de aparelhos celulares. A nova banda atraiu diversos compradores, faltando inclusive modelos em algumas lojas. Muitas operadores fidelizaram suas clientelas com propostas de desconto de mais de 60% em aparelhos, alguns topo de linha.

Colheita recorde

Em junho, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas estimada para 2022 deve totalizar a safra recorde de 261,4 milhões toneladas, 3,2% acima (8,2 milhões de toneladas) da obtida em 2021 (253,2 milhões). O arroz, o milho e a soja, os três principais produtos deste grupo, somados, representam 91,7% da estimativa da produção e respondem por 87,5% da área a ser colhida.

Falta grana pra cair na estrada

Mesmo com a pandemia de Covid-19, a falta de dinheiro foi o motivo mais apontado pelos entrevistados para não terem viajado nos últimos dois anos. Em 2020, 33,3% alegaram falta de dinheiro (em 2021, esse percentual caiu para 30,5%), 19,2% disseram não ter necessidade (20,8% em 2021) e para 9,6% faltou tempo (8,3% em 2021). Os dados são da PNAD Contínua Turismo 2020-2021, divulgada pelo IBGE.

Comércio confiante

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) subiu 4,6 pontos em junho e alcançou 97,9 pontos. É o maior nível desde agosto do ano passado, quando o índice ficou em 100,9 pontos. Em médias móveis trimestrais, o Icom avançou 3,7 pontos, o que representa o quarto resultado positivo em sequência. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas.

Consulta pública para a LOA

Até o dia 19 de julho, o cidadão pode encaminhar sugestões para o PLOA 2023. A participação ocorre pelos canais da Ouvidoria: no telefone da Central de Atendimento 162 ou pela Ouvidoria do DF, na internet. No site, o usuário deve procurar o item “Sugestão” e, em seguida, o assunto “Audiência pública – Lei Orçamentária Anual 2023.”

Novo teto do Simples

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, participou de almoço com a Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE) no qual defendeu a tramitação urgente do projeto de lei complementar que aumenta o teto de enquadramento do Simples Nacional e do Microempreendedor Individual (MEI). Segundo Aparecido, a atualização dos valores fará justiça tributária, já que a inflação fez com que muitas empresas ultrapassassem o teto de arrecadação.

 

[email protected]