Brasília Agora


COLUNAS

Economia$Capital

10 de agosto, 2023

Adeus, Santos Dumont Brasília pode ficar, pelo menos até o primeiro semestre de 2024, sem voos para o Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A […]

Economia$Capital
Foto: ebc

Adeus, Santos Dumont

Brasília pode ficar, pelo menos até o primeiro semestre de 2024, sem voos para o Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A medida está prevista em anúncio a ser feito hoje pelo Palácio do Planalto, dentro da estratégia de recuperar o terminal carioca do Galeão. Ainda que não signifique oneração no preço das passagens (há até quem veja possibilidade de redução) a troca de local tem impacto no tempo gasto para os passageiros se locomoverem no RJ, principalmente para os voos bate e-volta, comuns entre as duas cidades.

Adeus, Santos Dumont (II)

A iniciativa é uma estratégia do governo para não ter que apresentar um projeto de lei, como incialmente previsto, que restringiria as decolagens e aterrisagens no Santos Dumont para voos comerciais apenas nas pontes-areas RJxSP e RJxBSB. O governo federal acredita que um projeto de lei atrasaria o início da recuperação do Galeão, que hoje vive às moscas. A mudança por portaria viria ancorada no fato de que as regras se restringiriam a distâncias de até 500 quilômetros de voo. O que retirara BSB e colocaria Belo Horizonte no terminal do Santos Dumont.

Adeus, Santos Dumont (III)

O Governo acena com a volta de voos de e para Brasilia aos Santos Dumont em futuro projeto de lei, que, pelas estimativas, deverá ser votado apenas no primeiro semestre de 2024.

Foto: REPRODUÇÃO DA INTENRET

Inflação paterna

Os preços de produtos e serviços procurados no Dia dos Pais subiram mais que a inflação média apurada pelo Índice de Preços ao Consumidor do Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE). A cesta dos pais acumulou alta de 4,1%, enquanto a inflação média ficou em 2,8%. Entre os itens que acumularam as maiores altas estão: livros e perfumes, ambos com alta de 8,3%, roupas e restaurantes acumulando altas de 5,5% e 5,3%, respectivamente. Já entre os itens que ficaram mais baratos estão: computadores (-4,3%) e celulares (-2,6%).

Bares são estratégicos para o primeiro emprego

Uma pesquisa realizada pela Abrasel com 2.615 empresários de bares e restaurantes, indicou que 93% contrata pessoas sem experiência e 74% das empresas têm políticas de ascensão profissional.A pesquisa da Abrasel ainda retrata o cenário de contratações para o segundo semestre de 2023: 38% dos empresários pretendem reforçar a mão de obra até dezembro.

Rota para usar o transporte coletivo

Pesquisa inédita da CNI revela que os brasileiros não usuários de transporte público passariam a usar os coletivos caso algumas melhorias fossem feitas. Questionados sobre os principais motivos para que passassem a utilizar esse transporte nas grandes cidades, os entrevistados apontaram a redução de preço da tarifa (25%), a diminuição do tempo de espera (24%), como os principais motivos.

Troca na Caesb

O arquiteto e urbanista Luiz Antônio Reis, ex-diretor técnico da Terracap,a assume. Presidência da Caesb. A queda de Pedro Cardoso foi motivada pelas inúmeras useiras de prestação de serviços e morosidade de obras na empresa, com respingos na imagem do governo.

Recarga vai ser cobrada em shoppings

Shoppings do DF que hoje oferecem a recarga de carros elétricos gratuitamente, como forma até de reter os consumidores nos estabelecimentos, devem começar a cobrar pelo serviço ainda neste ano. A medida vai ser adotada conforme vençam os contratos entre os shoppings e as montadores que prestam o serviço.

[email protected]