Brasília Agora


COLUNAS

Economia$Capital

9 de maio, 2024

Dificuldades para emitir notas

O sistema de emissão de notas fiscais no Distrito Federal, assim como em outros estados do País, tem enfrentado instabilidade nos últimos dias.

Economia$Capital
Foto: Ebc

O problema é ocasionado porque todas as unidades da Federação foram afetadas com o desligamento de equipamentos da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz-RS) e do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Rio Grande do Sul, o Procergs.

Dificuldades para emitir notas (II)

O Datacenter do estado foi desligado, no início da semana, após o prédio do Procergs ser inundado pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul.

Dificuldades para emitir notas (III)

Para quem está com dificuldades para emissão das notas, os técnicos da Seec recomendam ajustar as configurações de rede, internet e proxy. De acordo com eles, o acesso deve ser feito diretamente nos domínios sefaszrs.rs.gov.br e svrs.rs.gov.br. Outra dica é verificar se seu computador não possui configuração em seu ambiente que limite a comunicação de internet.


Movimento na pecuária

Os primeiros resultados da produção animal no 1º trimestre de 2024 apontam que, ante o mesmo período de 2023, o abate de bovinos cresceu 24,1%, o de frangos diminuiu 1,3% e o de suínos caiu 1,8%.

Movimento na pecuária (II)

Frente ao 4º trimestre de 2023, o abate de bovinos teve aumento de 0,9%, o de frangos subiu 4,0% e o de suínos diminuiu 1,6%.


Luz vermelha no INSS

O total de beneficiários de aposentadoria, pensão por morte ou Benefícios de Prestação Continuada cresceria do patamar de 31,4 milhões, em 2022, para 66,4 milhões, em 2060, mais do que dobrando ao longo de quase quatro décadas. Essa estimativa é apresentada em estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Seguindo essa projeção, 2060 poderá ter mais beneficiários do que contribuintes no país.

Varejo tem primeiro trimestre animador

O volume de vendas do comércio varejista brasileiro se manteve estável em março, na comparação com fevereiro deste ano, de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC),. No primeiro trimestre, as vendas do varejo cresceram 5,7%. Essa foi a maior taxa de variação de um primeiro trimestre desde 2012, quando a alta foi de 10,4%.

[email protected]