Brasília Agora


BRASIL

Estudante nota mil na redação do Enem também é ouro em olimpíada de química

13 de fevereiro, 2022

Cássia Caroline Aguiar, 18 anos, ‘tinha dificuldade com texto’ e estudava mais de 12 horas por dia para o Enem e vestibulares A estudante Cassia […]

Estudante nota mil na redação do Enem também é ouro em olimpíada de química
Foto: Arquivo pessoal

Cássia Caroline Aguiar, 18 anos, ‘tinha dificuldade com texto’ e estudava mais de 12 horas por dia para o Enem e vestibulares

A estudante Cassia Caroline Aguiar, 18 anos, ainda está admirada com sua conquista: tirou nota mil na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). “Eu tinha muita dificuldade em redação, demorava horas para escrever e tirar a nota máxima foi uma surpresa.”

Cassia Caroline tirou nota mil na redação do Enem

ARQUIVO PESSOAL

Cassia sempre foi uma aluna mais do que exemplar — ela coleciona medalhas em olimpíadas de conhecimento de química e física. A maratona de estudos e provas começou ainda no 9º ano do ensino fundamental e a rotina de muitas horas de dedicação aos livros acompanhou a estudante ao longo de todo o ensino médio no Colégio Master, em Fortaleza.

“Eu estudava à tarde e participava da classe preparatória para as olimpíadas, entrava de manhã e saía no início da noite da escola”, conta. A dedicação rendeu ouro na OBF (Olimpíada Brasileira de Física) e na OBQ (Olimpíada Brasileira de Química), além de bronze na Olimpíada Internacional de Química.

Cássia ganhou bronze na Olimpíada Internacional de Química — Foto: Reprodução

Cássia ganhou bronze na Olimpíada Internacional de Química — Foto: Reprodução

“Mas no último ano do ensino médio, além das aulas, eu também participava da sala especial para preparação para o vestibular do ITA e IME (Instituto Militar de Engenharia), cheguei a ficar das 7h às 21h30 no colégio.”

Dois meses antes das provas, Cassia descobriu a paixão por medicina. “Mudei meu foco e passei a me dedicar mais de olho no Enem”, diz. Nesse período, a jovem focou na produção de textos. “Eu escrevia um por semana, tinha muita dificuldade, levava horas para fazer uma redação e eu tinha de treinar o tempo, que é muito precioso no Enem.”

Para facilitar a vida no dia do exame e ganhar tempo, Cassia tinha uma estrutura de texto pronta em sua cabeça. “Já sabia quais os conectivos que usaria em cada parágrafo e uma base de argumentação que poderia se encaixar no tema, na dissertação eu discuti a negligência governamental e a falta de informação.”

Agora, Cassia se prepara para encarar a disputa de vagas do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) na próxima semana (entre os dias 15 e 18) para garantir uma vaga no curso de medicina na UFC (Universidade Federal do Ceará).

 

Fonte: EDUCAÇÃO | Karla Dunder, do R7