Brasília Agora


SAÚDE

Exames periódicos aumentam proteção no combate ao câncer

29 de novembro, 2022

Saúde do DF alerta para conscientização sobre a necessidade de prevenção na luta contra a doença Comemorou-se, no domingo (27), o Dia Internacional do Combate […]

Exames periódicos aumentam proteção no combate ao câncer
Rede pública de saúde oferece exames de rotina que são indicados para rastreio de câncer, como o papanicolau (indicados para mulheres) - Foto: Mariana Raphael/Arquivo SES

Saúde do DF alerta para conscientização sobre a necessidade de prevenção na luta contra a doença

Comemorou-se, no domingo (27), o Dia Internacional do Combate ao Câncer e o Dia Nacional da Luta contra o Câncer de Mama. Um dia voltado para a conscientização sobre a necessidade de exames periódicos anuais em homens e mulheres.

A rede pública de saúde do Distrito Federal oferece exames de rotina que são indicados para rastreio de câncer, como o papanicolau (indicados para mulheres a partir de 21 anos), avaliação com urologista e tomografia computadorizada (TC) de tórax, no caso de pessoas fumantes.

Também são indicados exames como colonoscopia, para homens e mulheres a partir de 45 anos, e mamografia, para mulheres a partir de 40 anos. No caso das mamografias, esses exames podem ser feitos na rede pública por mulheres a partir de 50 anos.

NAS MULHERES

O câncer de mama é o câncer mais prevalente nas mulheres. São estimados aproximadamente 73 mil novos casos de câncer de mama para 2023, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). “O rastreio com mamografia é indicado para identificar lesões iniciais, quando a chance de cura é alta”, destaca a médica Fernanda Cesar Moura, oncologista clínica do Hospital de Base.

Mas ela ressalta que, para todas as mulheres, o fundamental é se conhecer e procurar assistência médica se surgir algum sintoma diferente do habitual. “Os dados mostram que 30% dos casos de câncer são evitados por alterações no estilo de vida, como não fumar, manter o peso e fazer atividade física de forma regular”, acrescenta.

NOS HOMENS

No caso dos homens, o câncer de próstata merece especial atenção. Ele é o mais incidente no homem, com exceção apenas do câncer de pele não melanoma. “O câncer de próstata é o segundo que mais mata, atrás apenas do câncer de pulmão”, alerta o urologista Eduardo Pimentel, também do Hospital de Base.