Brasília Agora


BRASÍLIA

Festa e atividades para pais e bebês na comemoração de 2 anos do Berçário do Buriti

27 de março, 2024 / Por: Agência Brasília

Espaço acolhe 60 bebês em estrutura com fraldário, sala de amamentação, brinquedoteca e equipe especializada

Festa e atividades para pais e bebês na comemoração de 2 anos do Berçário do Buriti
Foto: Bené Mendonça / Seec

Realizada na terça-feira (26) a comemoração de 2 anos do Berçário Institucional Buriti do Governo do Distrito Federal (GDF). Foi marcada por festa com a presença de representantes do GDF e, claro, muitas atividades divertidas para pais e crianças. O espaço faz parte do Programa de Atenção Materno Infantil (Proamis), coordenado pela Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), da Secretaria de Economia, e fica localizado no Térreo do Anexo do Palácio do Buriti.

De acordo com o secretário executivo da Sequali, Epitácio Júnior, o Berçário do Buriti é um projeto que representa inovação no GDF. “Hoje, testemunhamos com orgulho o êxito do berçário, onde mães e crianças recebem um cuidado excepcional e afetuoso por parte da equipe. Já acolhemos mais de 150 pequenos, um marco que reflete o impacto significativo que estamos alcançando”, garante.

A equipe do espaço conta com 25 profissionais, entre cozinheiras, nutricionista, monitoras, pedagogas, recepcionistas e profissionais de serviços gerais | Fotos: Benné Mendonça/Seec-DF

A gerente do berçário, Juliana Ferreira, explica que o espaço conta com uma equipe dedicada e capacitada para atender 60 bebês, de 6 a 24 meses, em período integral. Segundo ela, mais de 150 mães já foram atendidas. “É um trabalho extremamente satisfatório, porque a gente acompanha cada fase do desenvolvimento deles. Somos recompensados diariamente pela alegria e energia das crianças”, destaca.

O espaço faz parte do Programa de Atenção Materno Infantil (Proamis), coordenado pela Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), da Secretaria de Economia

A equipe do espaço conta com 25 profissionais, entre cozinheiras, nutricionista, monitoras, pedagogas, recepcionistas e profissionais de serviços gerais. O berçário dispõe também de sala para amamentação, fraldário, refeitório, brinquedoteca, salas separadas por idade, ciclo literário, refeições balanceadas com suporte de uma nutricionista, garantindo todas as condições necessárias para o bem-estar e desenvolvimento das crianças.

A experiência da servidora da Secretaria de Economia, Taísa Cristina Mota, é baseada no acolhimento. “Meu marido e eu não somos de Brasília, e nossa rede de apoio é o berçário. Poder contar com essas profissionais faz toda a diferença para melhorar a qualidade de vida”, explica.

A servidora da Controladoria Geral do DF, Carolina Galdino, acredita que ter um espaço que fortaleça laços afetivos entre mãe e filho e apoie a amamentação deveria ser realidade de todas as mães que precisam retornar ao trabalho após a licença maternidade. “Eu trabalho no Buriti e saber que ele está aqui perto, que posso amamentar, estar com ele quando necessário, me traz um conforto gigantesco para o coração. Isso é algo que torna nossa maternidade mais leve”, conclui.

O espaço conta com uma equipe dedicada e capacitada para atender 60 bebês, de 6 a 24 meses, em período integral

A comemoração de aniversário do Berçário Institucional do Buriti contou com a presença das seguintes autoridades: secretário executivo da Sequali, Epitácio Júnior; secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno José Andrade; presidente do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), Manoel Clementino; representante da Secretaria de Segurança Pública, tenente-coronel Luciana Tonusse; administrador regional do Plano Piloto, Valdemar Medeiros; secretária de Atendimento à Comunidade, Claryssa Roriz; secretário executivo de Administração e Logística da Seec, Daniel Izaias de carvalho; subsecretária de Engenharia, Elizabete Borges; representante do Corpo de Bombeiros Militar do DF, coronel Cristiane Antunes; e pela diretora executiva da Escola de governo (Egov), Juliana Tolentino.

*Com informações da Seec-DF