Brasília Agora


BRASÍLIA

GDF declara estado de emergência pelas chuvas e define ações prioritárias

13 de janeiro, 2024

. Plano de atuação terá foco em intervenções de infraestrutura em 12 regiões administrativas para garantir a segurança da população . A governadora em exercício […]

GDF declara estado de emergência pelas chuvas e define ações prioritárias
Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília.

.

Plano de atuação terá foco em intervenções de infraestrutura em 12 regiões administrativas para garantir a segurança da população

.

A governadora em exercício Celina Leão decretou, nesta sexta-feira (12), estado de emergência em todo o Distrito Federal por conta das fortes chuvas que atingem diferentes regiões desde o início de janeiro. O Decreto nº 45.405, publicado em edição extra do Diário Oficial, mantém as equipes multidisciplinares do governo em prontidão para atender à população em situações de risco e minimizar os transtornos decorrentes das tempestades. O texto também prevê a mobilização de profissionais, veículos, equipamentos, maquinários e insumos necessários para o atendimento das ocorrências a qualquer hora do dia, sete dias por semana.

  • “Nosso ponto principal é cuidar da população. Já superamos o volume de chuvas previsto para o mês em apenas um dia. Então, precisamos estar preparados para novas emergências, trabalhando para garantir que a população não seja prejudicada. Não temos como prever o que vai acontecer de fato, mas temos como preparar a cidade para passar pela situação da melhor forma possível”Celina Leão, governadora em exercício

Celina Leão, governadora em exercício

.

A partir do decreto, o GDF elaborou um plano de ação com medidas para a preservação da vida dos moradores das cidades que estão em áreas de risco e de acordo com as necessidades de cada localidade. Relatório da Subsecretaria de Defesa Civil aponta que regiões das cidades do Núcleo Bandeirante, Sobradinho, Sobradinho II, São Sebastião, Jardim Botânico, Estrutural/Scia, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Sol Nascente/Pôr do Sol, Ceilândia, Fercal, Arniqueira e Itapoã, estão entre as áreas mais impactadas pelas fortes chuvas.

.

“Nosso ponto principal é cuidar da população. Já superamos o volume de chuvas previsto para o mês em apenas um dia. Então, precisamos estar preparados para novas emergências, trabalhando para garantir que a população não seja prejudicada. Não temos como prever o que vai acontecer de fato, mas temos como preparar a cidade para passar pela situação da melhor forma possível”, defende a governadora em exercício Celina Leão.

O GDF elaborou um plano de ação com medidas para a preservação da vida dos moradores das cidades que estão em áreas de risco e de acordo com as necessidades de cada localidade | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

.

A Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante, é a região que mais tem sofrido com as tempestades. Entre as intervenções do GDF na área estão a revitalização e urbanização do local, a urgente implantação de um sistema de drenagem pluvial, com esgoto e água potável; a instalação de gabiões, barreiras que servem para contenção e controle de erosões, nas margens do córrego do Riacho Fundo, além da recuperação da mata na região.

.

Nas outras 11 regiões administrativas, os principais serviços executados serão desocupação das edificações irregulares; implantação de drenagem pluvial, esgoto e água potável; revitalização e urbanização das áreas desocupadas; e recuperação de área degradada.

Veja as áreas que receberão as ações emergenciais:


  • – Núcleo Bandeirante: Vila Cauhy e Córrego do Riacho Fundo
    – Sobradinho II: Vila Rabelo I e II, e Morro do Sansão
    – São Sebastião: Morro da Cruz/Zumbi dos Palmares, Beco do Coronel e Capão Cumprido
    – Jardim Botânico: São Gabriel, João Cândido e Itaipu
    – Estrutural/SCIA: Santa Luzia e Cidade do Automóvel
    – SIA: Rota de Fuga/Achagas
    – Sol Nascente/Pôr do Sol: área próxima ao final da avenida Elmo Serejo
    – Ceilândia: Beco perto do Hospital São Francisco
    – Fercal: Bananal, Rua do Mato e Catingueiro
    – Arniqueira: Rua do Mirante, Rua da Vigorosa, Avenida Vereda da Cruz e Avenida Principal
    – Itapoã: área próxima ao terminal rodoviário
    – Sobradinho: Nova Colina/Dorothy Stang

Ações sociais

Além dessas ações, o GDF também vai intensificar ações sociais junto à população das áreas atingidas, a exemplo do que ocorreu na Vila Cauhy. A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) atendeu 165 famílias com auxílio calamidade e vulnerabilidade, com a disponibilização de abrigos provisórios e oferta de cestas básicas e 9.600 refeições, incluindo café, almoço e jantar. Houve ainda a inclusão de famílias no benefício Prato Cheio.

Estado de alerta

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Distrito Federal está em estado de alerta laranja, que sinaliza risco de chuvas intensas. O volume de chuvas pode chegar a 60 mm/h ou até 100 milímetros em 24 horas, com ventos intensos de até 100 km/h.