Brasília Agora


BRASÍLIA

GDF: moradia para população de baixa renda terá prioridade

23 de novembro, 2022

Anúncio foi feito ontem (22) pelo secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, no CICB A população de baixa renda é o foco do […]

GDF: moradia para população de baixa renda terá prioridade
Parceria com a União será essencial para entrega de 43 mil unidades habitacionais e projeção de outras 37 mil nos próximos anos

Anúncio foi feito ontem (22) pelo secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, no CICB

A população de baixa renda é o foco do Governo do Distrito Federal (GDF) no âmbito da construção de moradias nos próximos anos. A atual gestão pretende entregar 43 mil unidades habitacionais e deixar outras 37 mil projetadas, atendendo a 80 mil famílias e 320 mil pessoas com essas obras. É o que revelou o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, durante os trabalhos da comissão de transição no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), ontem (22).

“Nós temos uma carência muito grande de resolver o problema na moradia de pessoas que recebem até três salários mínimos, principalmente o que chamamos de faixa 1 da Codhab, que é até um salário e meio. Não é possível permanecer da maneira que está, sem atendimento dessa população, que é a mais vulnerável, mais necessitada”, disse José Humberto, complementando que a construção dessas unidades necessita de uma ampla parceria com o governo federal para sair do papel.

Mais bairros e empreendimentos foi o tema do debate, ontem

Os trabalhos realizados na terça-feira pela comissão de transição do GDF se concentraram na apresentação de 14 secretarias e órgãos, principalmente na área de infraestrutura e desenvolvimento urbano.

A criação de novos bairros e empreendimentos habitacionais em regiões administrativas foi o tema abordado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF) e pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF (Seduh).

“Temos um planejamento de atender 43 mil moradias no Distrito Federal nos próximos anos e já deixar mais 37 mil programadas para o futuro. Nós sabemos perfeitamente que moradia é um ponto importantíssimo para o Distrito Federal ”, acrescentou o secretário José Humberto.

ÁREAS ATENDIDAS

Os projetos citados pelo secretário atendem áreas como o Parque da Benção, Centro Urbano, Reserva do Parque e o Tamanduá, no Recanto das Emas; o Porto Rico, em Santa Maria; as quadras 100 ímpares de Samambaia; o Sucupira, no Riacho Fundo, e o Pipiripau.