Brasília Agora


BRASÍLIA

GDF Presente retira 250 toneladas de lixo de Ceilândia Sul

14 de fevereiro, 2023

O trabalho de limpeza foi feito em parceria com a administração da cidade e com o SLU Em apenas um dia de trabalho, a equipe […]

GDF Presente retira 250 toneladas de lixo de Ceilândia Sul
Restos de construção recolhidos em Ceilândia passam por processo e servem para reformar vias não pavimentadas - Foto: Divulgação/GDF Presente

O trabalho de limpeza foi feito em parceria com a administração da cidade e com o SLU

Em apenas um dia de trabalho, a equipe do GDF Presente, em parceria com a administração de Ceilândia, retirou 250 toneladas de entulhos e restos da construção civil de áreas de transbordo irregular das QNM 21, QNQ 02 e Setor de Indústrias de Ceilândia. De acordo com o gerente de Condomínios da Administração, Sebastião Bezerra, todos os dias são feitas ações de limpeza na região administrativa. A escolha das áreas a serem limpas é determinada por demanda da população ou por fiscalização de rotina.

“Todos os dias, fazemos limpeza nas ruas de Ceilândia”, afirmou Sebastião Bezerra. Ceilândia conta com três papa-entulhos e 24 papa-lixo. Os papa-entulhos estão localizados no Núcleo de Limpeza de Ceilândia, na QNN 29 módulos G a K, Área Especial, próximo da faculdade Iesb; QNP 28, Área Especial – PSul S/N, Área da Usina do SLU, próximo ao Terminal Rodoviário; QNM 27, Lote C – Pátio de Serviço da Administração da Administração Regional.

A administração usou dois caminhões, duas pás carregadeiras e uma retroescavadeira, além da equipe do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Sebastião destacou as quadras onde existem mais áreas de transbordo irregular: QNN 28; QNN,9; QNP 28; Setor de Indústrias; QNQ 2; Via S10 e DF-451. Os restos de construção que são descartados nas ruas de Ceilândia seguem para a Unidade de Recebimento de Entulho, que tritura o material, juntamente com brita, e os transforma em Restos Compostos da Construção (RCC), destinados à reforma de vias não pavimentadas do DF.

O administrador de Ceilândia, Dilson Almeida, falou da importância de conscientizar a população da cidade para a necessidade de jogar o lixo nos papa-entulhos e nos papa-lixo da cidade. “O ato de descartar o lixo em lugares impróprios é uma das principais causas do entupimento de bueiros no período de chuvas”, disse o administrador. Ceilândia conta com uma equipe do SLU permanentemente baseada na cidade, além de três móveis. A equipe permanente é responsável pela retirada de entulhos e inservíveis, em parceria com o GDF Presente e a administração regional.