Brasília Agora


BRASÍLIA

GDF recupera via e rede de drenagem danificadas pela chuva

27 de janeiro, 2023

As fortes chuvas que desabaram no Núcleo Bandeirante abriram uma enorme cratera no final da Rua 12 do Bairro Metropolitana, rompendo manilhas e tubulações subterrâneas. […]

GDF recupera via e rede de drenagem danificadas pela chuva
Valdemar Marques mora na Metropolitana há 40 anos e nunca viu algo igual - Foto: Paulo H. Carvalho/agÊncia brasília

As fortes chuvas que desabaram no Núcleo Bandeirante abriram uma enorme cratera no final da Rua 12 do Bairro Metropolitana, rompendo manilhas e tubulações subterrâneas. A força da água também destruiu a rede de águas pluviais. Para solucionar o problema, homens e máquinas da Novacap trabalham no local.

Desde a última quinta-feira (19), 12 caminhões caçambas com quase 100 toneladas de restos de materiais de construção foram usados para tapar o enorme buraco que fica entre o córrego Ipê e a casa de dois moradores.

“Moro neste setor há 40 anos e nunca aconteceu algo parecido, de quebrar manilhas e o chão desabar por causa da chuva, foi um pesadelo”, comenta o cozinheiro Valdemar Marques, 64 anos. “As chuvas foram bem fortes e infelizmente aconteceu esse enorme imprevisto”, lamenta o morador.

Caminhões caçamba e uma escavadeira trabalham no local com a ajuda de reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso, a Funap, além de um carpinteiro e um pedreiro. Supervisor de obras da Novacap responsável pela parte dos trabalhos envolvendo redes de águas pluviais, Paulo César da Conceição explica que não tem como prever quando as obras no local vão terminar.

“Agora que aterramos a erosão, vamos recuperar canaletas, consertar a rede de águas pluviais e refazer algumas bocas de lobo”, planeja.

Moradora da Rua 12 há quase dez anos, a administradora Simone Ribeiro, 41, elogia o trabalho da equipe da Novacap. “No dia do incidente, foram mais de cinco horas de chuva, o que provocou o acúmulo de terra e lixo, provocando a erosão”, conta. “Ainda bem que o poder público agiu rápido e já está quase tudo pronto. Se a chuva não atrapalhar, logo tudo voltará ao normal. É o que a gente espera”, diz.