Brasília Agora


DESTAQUE

GDF vai contratar policiais temporários para reforçar segurança nas escolas

13 de abril, 2023

Plano de segurança nas escolas foi apresentado nesta manhã, pelos secretários de Segurança e Educação do DF Após diversas ameaças de ataques nas escolas e […]

GDF vai contratar policiais temporários para reforçar segurança nas escolas
Anúncio foi feito pelos secretários Sandro Avelar e Hélvia Paranaguá - Foto: Joel Rodrigues/agência brasília

Plano de segurança nas escolas foi apresentado nesta manhã, pelos secretários de Segurança e Educação do DF

Após diversas ameaças de ataques nas escolas e universidades do Distrito Federal, as secretarias de Segurança Pública e de Educação apresentaram, nesta quinta-feira (13/4), plano de segurança para as unidades de ensino. Entre as medidas, estão a otimização do efetivo com reforço especial ao Batalhão Escolar da capital, além de professores e diretores que vão receber orientações de protocolo para agirem em situações de perigo.

As ações foram anunciadas pelo secretário de segurança pública, Sandro Avelar, e pela secretária de educação, Hélvia Paranaguá. Outras medidas envolvem a contratação de pessoal para serviço temporário, um canal de denúncias para os casos e o efetivo do Detran-DF e do Corpo de Bombeiros auxiliando as polícias no combate às ameaças. As pastas também pontuaram a necessidade de atenção dos pais com os filhos.

“Estamos fazendo um trabalho juntos para transmitir a todos, principalmente a comunidade escolas, a segurança”, ressaltou Avelar. Segundo o secretário, o governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou que seja feito tudo para garantir a segurança, incluindo buscar recursos para que tenha o efetivo suficiente para realizar esse trabalho. “É preciso que os pais saibam o que os filhos estão fazendo e, principalmente, o que os filhos estão portando. Esse controle começa dentro das nossas residências e das nossas famílias”, destaca.

Direcionando a fala aos pais, a secretária de educação pediu para que não deixem de levar os filhos às escolas, pois o trabalho de segurança está sendo feito. “Você, pai e mãe, olhem para os filhos, acompanhem, chequem os celulares deles e as mochilas antes de irem às escolas”, ressaltou. A cobertura de segurança será nas 1.624 escolas públicas e privadas, incluindo creches e diversas universidades.

A coletiva para falar sobre o plano de segurança para as escolas do DF ocorreu no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). A reunião para anúncio de medidas contou com a presença de representantes das forças de segurança e educação da capital como o Comandante-geral da PMDF, Coronel Klepter; a Comandante-geral do CBMDF, Coronel Mônica Mesquita; o Diretor-geral do Detran-DF, Marcelo Portela e o Delegado-Geral adjunto da PCDF, Benito Tiezzi.

Anúncio foi feito pelos secretários Sandro Avelar e Hélvia Paranaguá – Foto: Joel Rodrigues/agência brasília

Como denunciar

Denúncias de ameaças a colégios públicos e particulares devem ser feitas por um desses canais:
• Delegacia eletrônica (www.pcdf.df.gov.br)
• E-mail: [email protected]
• WhatsApp: 61 98626-1197
• Telefone: 197 – opção 0
• Batalhão escolar: 61 99968-8950
Para situações de emergência, o canal é o 190.

TROTE

Avelar lembra que não tem problema se a ameaça da denúncia não se confirmar. Uma vez a denúncia feita pelo canal oficial, ela será investigada pela Polícia Civil.
“O governador Ibaneis Rocha assinou decreto aplicando multas que podem chegar até 4 mil reais no caso de que as forças de segurança forem acionadas para trotes. Trote é diferente da denúncia da pessoa preocupada com eventual situação. Neste caso, a investigação será feita”, explica. (Com informações do Correio Braziliense)