Brasília Agora


DESTAQUE

Goiás: Fundeinfra: Seinfra esclarece sobre contribuição

11 de abril, 2023

Portaria publicada pela pasta confirma suspensão do recebimento em razão de decisão cautelar do STF, que tem efeito a partir de 4 de abril; haverá […]

Goiás: Fundeinfra: Seinfra esclarece sobre contribuição
Raylton Alves/Agência Ana

Portaria publicada pela pasta confirma suspensão do recebimento em razão de decisão cautelar do STF, que tem efeito a partir de 4 de abril; haverá recolhimento dos valores referentes a março

Governo de Goiás confirma recolhimento de contribuição ao Fundeinfra referente ao mês de março; valores serão utilizados para melhorias em rodovias que cortam o estado (Foto: Goinfra)

Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), foi nota de esclarecimento nesta terça-feira. A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) divulgou, nesta terça-feira (11/04), no Diário Oficial do Estado, a Portaria n° 5/2023 em que esclarece sobre o recolhimento da contribuição do setor produtivo, face à decisão cautelar do Supremo Tribunal Federal (STF) proferida na semana passada.

No documento, seguindo a orientação da Procuradoria Geral do Estado (PGE), a Seinfra confirma que, a partir do dia 4 de abril de 2023, estão suspensas as obrigações relacionadas à contribuição ao Fundo até que haja nova decisão contrária do STF. A portaria esclarece ainda que, com relação ao mês de março, estão mantidas as obrigações de recolhimento nos termos da Lei n° 21.670/22 e demais normas que regem o Fundeinfra.

Fundeinfra

A Secretaria informa que a manutenção do recolhimento relativo ao mês de março segue entendimento da PGE que ressaltou a repercussão futura do ato normativo com efeito suspensivo.

Os valores variam de 0,50% a 1,65%. Deve ser paga pelo contribuinte que tem benefícios fiscais concedidos pelo Estado.

A Instrução Normativa nº 1543, publicada em 6 de janeiro de 2023, define as regras para o pagamento ao fundo pelo contribuinte sem escrituração fiscal e os credenciados nas Delegacias Regionais de Fiscalização do Estado.

O Fundeinfra será repassado para a Secretaria da Infraestrutura e aplicado na conservação de rodovias estaduais e obras que interessam ao agronegócio para escoamento da produção.

Portanto, os efeitos anteriores à publicação da decisão estão resguardados e os produtores devem optar pela contribuição facultativa ao Fundeinfra para ter acesso aos benefícios fiscais.

Saiba mais

“O que for decidido será licitado”, diz Caiado ao instalar Conselho do Fundeinfra

Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra)- Governo de Goiás