Brasília Agora


ESPORTES

Kamilla Cardoso bate recorde do basquete brasileiro ao ser escolhida no 3º lugar do draft da WNBA

16 de abril, 2024 / Por: Agência O Globo

A pivô brasileira Kamilla Cardoso foi selecionada pelo Chicago Sky nesta noite

Kamilla Cardoso bate recorde do basquete brasileiro ao ser escolhida no 3º lugar do draft da WNBA
Brasileira Kamilla Cardoso é escolhida pelo Chicago Sky na WNBA — Foto: CBB

A pivô brasileira Kamilla Cardoso fez história nesta noite, ao ser selecionada pelo Chicago Sky na 3ª escolha geral do draft — seleção de atletas universitárias — da WNBA, a principal liga de basquete feminino do mundo. Assim, ela se tornou a primeira pessoa do país, entre mulheres e homens — na NBA —, a sair em uma posição tão alta.

Além disso, tornou-se a 15ª brasileira em todos os tempos a chegar à competição. Atualmente, a WNBA também conta com Stephanie Soares (Dallas Wings) e Damiris Dantas (Indiana Fever).

— Eu tinha o objetivo de estar aqui esta noite e dar uma vida melhor à minha família. Estou muito grata por eles estarem aqui comigo — declarou Kamilla, emocionada.

A jogadora natural de Montes Claros (MG) tem 22 anos e mede 2,01m de altura. Na universidade, atuou pela equipe de South Carolina, onde venceu dois títulos da NCAA, a principal associação deste nível do esporte americano.

Sua última conquista veio no dia 7 de abril, com a vitória por 87 a 75 na final contra Iowa. A equipe foi campeã de maneira invicta. Kamilla atuou muito bem e anotou um duplo-duplo, com 15 pontos e 17 rebotes.

Suas médias na temporada 2023/24 foram as melhores da carreira, nas estatísticas de pontos (14,4), rebotes (9,7), assistências (2,0) e aproveitamento de arremessos de quadra (59,4%).

Kamilla já tem experiências pela seleção brasileira, tendo sido campeã da FIBA AmeriCup (2023) e do Sul-Americano de Basquete (2022). Em 2021, participou da campanha de bronze na AmeriCup.


BS20240416001201.1 – https://oglobo.globo.com/esportes/noticia/2024/04/15/kamilla-cardoso-bate-recorde-do-basquete-brasileiro-ao-ser-escolhida-no-3o-lugar-do-draft-da-wnba.ghtml