Brasília Agora


POLÍTICA

Lula conversa por telefone com Biden, Macron e Sánchez

1 de novembro, 2022

No dia seguinte à sua vitória nas urnas, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva começou a receber ligações de chefes de Estado de […]

Lula conversa por telefone com Biden, Macron e Sánchez
Lula vai aproveitar para se reunir com governadores eleitos do Nordeste

No dia seguinte à sua vitória nas urnas, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva começou a receber ligações de chefes de Estado de diversos países, todos felicitando-o pela eleição. Entre as autoridades internacionais que conversaram com Lula estão o presidente da França, Emmanuel Macron, o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Macron divulgou em suas redes sociais um vídeo de sua ligação para Lula. O mandatário francês parabenizou o brasileiro pela eleição. Lula respondeu afirmando que houve o “resgate da democracia” nas eleições de ontem (30).
“Estamos vivendo um dia muito feliz porque conseguimos resgatar a democracia”, disse ele na breve conversa.

No telefonema com Biden, os dois falaram da força da democracia no Brasil e, segundo a embaixada dos EUA no Brasil, trataram da relação entre os dois países, sobretudo em temas como mudanças climáticas, a garantia da segurança alimentar, a promoção da inclusão e da democracia, e o gerenciamento da migração regional.

Pelas redes sociais, Sánchez informou de sua ligação para Lula. Ele parabenizou o presidente eleito, desejou-lhe sorte no comando do governo e manifestou seu interesse de trabalhar junto com o Brasil na luta contra a pobreza, a fome e as mudanças climáticas.

Além dos telefonemas, Lula recebeu diversas mensagens de felicitação pelo Twitter. Chefes de Estado de países como Holanda, Alemanha, Chile, Honduras, Paraguai, Haiti, Guatemala, Barbados, Guiné-Bissau, Reino Unido, Uruguai, Peru, Equador, Venezuela, México, Canadá e Portugal se manifestaram pela rede social, congratulando o presidente eleito. Autoridades da União Europeia também parabenizaram o brasileiro.

Presidente eleito viaja com Janja à Bahia para três dias de descanso

Presidente eleito no último domingo (30), Lula (PT) viajará com Janja para a Bahia para descansar da campanha presidencial — que teve início em 16 de agosto e terminou com a vitória dele sobre Jair Bolsonaro (PL) no 2º turno. O petista e Janja terão três dias de descanso antes de voltar aos trabalhos pensando em 2023. Este será o seu terceiro mandato de Lula à frente do país, um feito inédito desde a redemocratização — antes, governou de 2002 a 2010.

Na sexta-feira (4), Lula pretende chamar um grande ato com governadores eleitos do Nordeste para agradecer ao povo nordestino pela vitória obtida na região. Entre eles estão Raquel Lyra (Pernambuco), do PSDB, e Fábio (Sergipe), do PSD, que derrotaram candidatos apoiados por Lula nos respectivos estados.

Foram 69,34% dos votos válidos para sua chapa com Geraldo Alckmin (PSB), enquanto Jair Bolsonaro (PL) obteve 30,66% dos votos do eleitorado nordestino. Lula foi o mais votado em todos os estados do Nordeste.

Os governadores eleitos nos nove estados da região são:

•Alagoas: Paulo Dantas (MDB)
• Ceará: Elmano de Freitas (PT)
• Bahia: Jerônimo (PT)
• Maranhão: Carlos Brandão (PSB)
• Paraíba: João Azevêdo (PSB)
• Pernambuco: Raquel Lyra (PSDB)
• Piauí: Rafael Fonteles (PT)
• Rio Grande do Norte: Fátima Bezerra (PT)
• Sergipe: Fábio (PSD)

Lula disse depois de eleito que o novo mandato será para reunificar o país –como na área econômica e no combate à fome. Em discurso em São Paulo, o presidente agradeceu os votos no Nordeste. “Eu quero agradecer aos 215 milhões de habitantes, mas o povo do Nordeste merece uma palavra especial, porque aquele povo foi muito porreta no primeiro, no segundo, na eleição da Dilma, na minha primeira eleição e vai ser muito porreta para ajudar a gente a governar esse país”, disse Lula.