Brasília Agora


CULTURA

Mundo Pet: domingo tem“Aumigo Secreto” do Park Sul

7 de dezembro, 2023

Unidos pelo amor aos “filhos de quatro patas”, grupo de moradores da região promove a 1ª edição da brincadeira Grupo de tutores de cães do […]

Mundo Pet: domingo tem“Aumigo Secreto” do Park Sul
Grupo nasceu durante a pandemia e um dos principais objetivos é a socialização dos pets e a troca de informações - foto: Arquivo Pessoal

Grupo de tutores de cães do Park Sul promove, no próximo domingo (11), às 19h, o “Aumigo Secreto”, na estrutura da Cobasi do Casa Park. Esta é a primeira edição da brincadeira envolvendo os “doguinhos” da região e promete muita animação.
Uma das pioneiras do grupo, Angélica Berford Leão dos Santos, tutora de uma Golden Retriever: “Vamos colocar a foto do pet com o nome; e aí o amigo secreto escolherá o presente conforme a foto do cachorro”, explica Angélica, empolgada com a primeira edição da iniciativa, que deve seguir nos próximos anos.

Unidos pelo amor aos bichos

Entre canteiros de obras, prédios imponentes e os poucos jardins que restaram no Park Sul, nasceu em 2020 um grupo de moradores que tem como ponto comum o amor por seus pets. No início, eram seis tutores, todos com filhotes. Hoje, são 64, que trocam informações, dúvidas e marcam encontros, pelo Whatsapp, sempre com o propósito de fortalecer a comunidade que, por escolha, tem um bichinho de estimação como integrante da família.

“Tudo começou quando percebemos que, como ‘mães de primeira viagem’, estávamos passando pelos mesmos desafios. Foi quando tivemos a ideia do grupo pelo aplicativo de mensagens para dividir nossas dúvidas e compartilhar nossas descobertas”, afirma a fisioterapeuta Angélica Berford Leão dos Santos, uma das pioneiras.

Segundo ela, já que ninguém tinha tido cachorro antes, o espaço serviu também para a socialização, possibilitando combinar passeios e fazer caminhadas juntos, dentro e fora do Park Sul.

Mãe da Nala – Golden Retriever de três anos – Angélica incentiva a participação do grupo com sugestões de locais seguros e “de boa qualidade para eles”, enfatiza. Além disso, os integrantes dão dicas de ambientes petfriendly, de fornecedores (veterinários, petshops, creches, hotéis, entre outros) e também alertam para experiências frustradas, que tiveram em lugares ou com prestadores de serviço especializado.

O objetivo é tentar garantir ao máximo que os animais estejam saudáveis e felizes. Para participar também é fácil: basta ter pet, morar na região e será bem-vindo.
“Em resumo, a importância de grupos com este, que nasceu na pandemia, além da socialização, seria ajudar uns aos outros tanto com dicas e vivências de cada um, quanto apoiar aqueles doguinhos menos favorecidos”, complementa a advogada Rebeca Rodrigues Paes, outra tutora e fundadora do grupo. Quem tiver interesse em participar, pode fazer contato pelos fones: 61 99574-7712 ou 61 99131-9644.