Brasília Agora


DESTAQUE

Nova RAM 3500 Heavy Duty tem rodado duplo

4 de dezembro, 2020

 Versão 3500 Heavy Duty, que chega à linha 2021 nos Estados Unidos com ainda mais potência e torque O modelo chega às concessionárias norte-americanas retomando […]

Nova RAM 3500 Heavy Duty tem rodado duplo
Foto: Divulgação

 Versão 3500 Heavy Duty, que chega à linha 2021 nos Estados Unidos com ainda mais potência e torque

O modelo chega às concessionárias norte-americanas retomando o posto de picape com a maior capacidade de reboque da categoria. A RAM 3500 Heavy Duty é equipada com o mesmo motor de 6.7 turbodiesel de seis cilindros que equipa a RAM 2500, mas atualizado com uma turbina de geometria variável de maior pressão e melhorias no sistema de injeção de combustível.

A RAM não divulgou a potência (na linha 2020 eram 405 cv), mas informa que o propulsor entrega impressionantes 148,6 kgfm de torque máximo. Para efeito de comparação, na RAM 2500 são “apenas” 365 cv e 110,7 kgfm.

Para aproveitar essa força, a fabricante desenvolveu um novo projeto de engate interno para aumentar a capacidade de reboque com pescoço de ganso (peça fixada no chassi da picape). Segundo os dados de fábrica, a RAM 3500 Heavy Duty é capaz de puxar implementos de até 16.828 quilos – superando por pouco os 16.783 kg da Ford F-Series Super Duty.

2021 RAM 3500 Seating Bed Interior

 

Usando engate de instalação convencional, na traseira do veículo, a capacidade de reboque é de 10.432 kg.

Para equilibrar todo esse peso na traseira, a picape despeja o torque do motor em rodas traseiras duplas, iguais às de caminhões.

As manobras são facilitadas pelo novo espelho retrovisor que projeta as imagens da câmera de ré. Entre os opcionais há uma tomada elétrica de 400W instalada no para-choque traseiro.

Fotos: Divulgação

 

SOBRE O AUTOR

Guilherme Silva

Guilherme Silva

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.