Brasília Agora


COLUNAS

PONTO FINAL

10 de janeiro, 2023

Setor Produtivo quer a volta de Ibaneis As principais entidades empresariais do Distrito Federal participaram da assinatura de manifesto no qual criticam o afastamento temporário […]

PONTO FINAL
Foto: agência brasília

Setor Produtivo quer a volta de Ibaneis

As principais entidades empresariais do Distrito Federal participaram da assinatura de manifesto no qual criticam o afastamento temporário do governador do Distrito Federal, determinado de forma monocrática pelo ministro Alexandre de Moraes do STF. Na nota, as entidades reafirmam o compromisso de Ibaneis com a democracia e afastam a possibilidade dele ter qualquer envolvimento com os atos terroristas do dia 08 em Brasília.

Assinam a nota, entidades como Abrasel, Secovi, Sinduscon, entre outros. No manifesto, as entidades também reafirmam sua preocupação com a autonomia do DF, conquistada com esforço e, vez por outra, ameaçada por políticos de outros estados que só usam Brasilia como dormitório, não tendo nenhuma preocupação e responsabilidade com o povo local que os acolhe.

Black Friday veio pra ficar

Pesquisa do Instituto Fecomércio-DF confirmou a participação da maioria dos lojistas na última edição da Black Friday. Segundo levantamento, 78,86% dos entrevistados aderiram ao período de promoções realizado em novembro. Desses, 36,73% disseram que as vendas foram melhores que 2021.

O preço do verão

Frutas, passagens aérea e roupas de verão puxam as maiores altas de inflação no ano passado. Os produtos típicos de verão, que têm alto consumo na estação tiveram alta de 36% (frutas), 35% (passagens de avião) e 22,5 % roupas da temporada, bem acima do IPCA, que ficou em 5,9% até novembro.

 

Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto.

Efeito terror

Além dos evidentes custos com a depredação do património publico, há outra conta que vai pesar no DF com os atos terroristas de domingo. Somente com a paralisação de atividades nos pactos atingidos uma ampla gama de pequenas e micro empresa que vivem de prestar serviço aos servidores desses locais ficam sem seus ganhos. Uma área que atinge por exemplo, fornecedores de alimentação. Triste para uns, lucrativo pra ouros, como os vidraceiros…

Serviço público puxa mercado de trabalho

O número de servidores públicos no pais supera há cinco meses a média de novas entradas no mercado de trabalho no geral. No trimestre encerrado em outubro, a alta foi de 2,3% no setor público, contra 1% na média geral. Mas antes que os de fora comecem a ladainha, a maior parte foi empregada nos municípios e não no DF.

Foto: agência brasília

A sonegação dos postos

Estudo do Instituto Combustível Legal estima que os estados brasileiros perderam mais de 100 bilhões com sonegação fiscal de postos de combustível nos últimos anos. Desse total, somente no ano passado, foram R$ 14 bilhões com fraudes contábeis e inadimpliencia tributária, como as chamadas barrigas de aluguel (empresas criadas em nomes de laranjas).

Nova administradora em Shoppings

A carioca Niad assumiu a administração do shopping Boulevard em Brasília. Dona de carteira que inclui outros quatro empreendimentos considerados de porte médio e pequeno, no Rio, Paraná e Espírito Santo, a empresa promete uma gestão focada na sustentabilidade e na melhoria de desempenho das lojas desses estabelecimentos.

Carlos Honorato
[email protected]