Brasília Agora


COLUNAS

PONTO FINAL

25 de janeiro, 2023

STF ou Justiça Militar? Tudo leva a crer que haverá uma polêmica sobre a investigação da conduta dos militares, que participaram do 8 de janeiro, […]

PONTO FINAL
STF - Agência Brasil

STF ou Justiça Militar?

Tudo leva a crer que haverá uma polêmica sobre a investigação da conduta dos militares, que participaram do 8 de janeiro, entre o Supremo Tribunal Federal e à Justiça Militar. Fala-se que o ministro Alexandre de Moraes (STF) estaria interessado em concentrar as investigações, incluindo os militares. O assunto deverá render um grande debate, pois, no meio militar, a opinião é que cabe à Justiça Militar julgar os integrantes das Forças Armadas e não ao STF. Só que alguns ministros do STF não acham razão para que não se junte as investigações em um só lugar.

Mudança

O governo Lula (PT) continua o processo de desmilitarização. Na terça-feira, o general Carlos José Russo Penteado foi demitido da secretaria executiva do Gabinete de Segurança Institucional, o GSI. O general era uma espécie de braço direito do general Augusto Heleno, que chefiava o GSI no governo de Jair Bolsonaro. O general Ricardo José Nigri será o novo secretário executivo do GSI.

Moeda única

A tal “moeda única” entre Argentina e o Brasil é o que se pode chamar de delírio de alguns políticos argentinos, que já vivem em um clima eleitoral. Alguns economistas dizem que tal debate levaria muito tempo.

BNDES

Foto: Agência Brasil

Pela rede social o ex-chefe da Casa Civil do governo de Jair Bolsonaro, senador Ciro Nogueira (PP-PI), ataca Lula sobre a volta do uso do BNDES para financiar obras de países vizinhos: “O PT pode querer permanecer no passado, mas o Brasil andou para frente e as velhas práticas não podem voltar”.

Combustíveis

A Petrobras nem esperou o conselho de administração aprovar a indicação do senador Jean Paul Prates (PT-RN) para a presidência da empresa e tascou um reajuste de 7,46% no preço da gasolina. Algumas vozes petistas andam se perguntando se o novo governo irá mudar a política de preços dos combustíveis. Há quem diga que a atual política “é uma bomba” de efeito retardado deixado pelo governo de Jair Bolsonaro.

Segurança

O delegado da Polícia Federal Sandro Avelar está bem cotado para ser o novo secretário da Segurança Pública do DF ao final da intervenção, que termina no próximo dia 31 de janeiro. A escolha caberá à governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão. Avelar já ocupou o posto no governo do petista Agnelo Queiroz de 2011 a 2014. Detalhe: existem outros dois candidatos ao cargo.

De volta

O jornalista Gean Carvalho é o novo Secretário Estadual de Comunicação de Goiás, cargo que ocupou por dois meses em 2022. Gean trabalhou na campanha da reeleição do govenador Ronaldo Caiado (UB) e é tio do vice-governador Daniel Vilela (MDB).

Tarcísio com Lula

Foto: Agência Brasil

No próximo dia 27, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, terá o terceiro encontro com o presidente Lula (PT) em menos de um mês. Vai aproveitar uma reunião de governadores com Lula para pedir recursos para o financiamento da saúde paulista, além de perdão das dívidas das Santas Casas.

Sem necessidade

O futuro líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), é mais um defensor de que uma CPI dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro mais atrapalhe do que ajude. Em entrevista ao Valor, o senador diz que não existe mais necessidade de uma CPI. Na verdade, o governo Lula (PT) pretende não ficar mais preso aos acontecimentos de 8 de janeiro.

Página virada

Apesar do ministro da Defesa, José Múcio, gostar da expressão “página virada”, ainda existe muitas coisas a serem acertadas na relação das Forças Armadas com o governo Lula. Nada que não se possa ser acertado, mas o momento ainda não é de tanto otimismo.

 

Carlos Honorato
[email protected]