Brasília Agora


COLUNAS

PONTO FINAL

3 de maio, 2024 / Por: Carlos Honorato

Bolsonaro entre Caiado e Tarcísio?

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está vendo na frente em relação as próximas eleições de 2026.

PONTO FINAL
Fotos: ebc

Durante a Agrishow, Bolsonaro sinalizou com a possibilidade da candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Alguns especialistas leram o recado de Bolsonaro como uma espécie de filtro dos candidatos da direta. Isto porque em se levando ao pé da letra os sinais das recentes pesquisas, os governadores Ronaldo Caiado e Tarcísio de Freitas (São Paulo) são hoje as duas opções fortes, os demais aspirantes desapareceram. Existem conversas de que Tarcísio estaria pensando na reeleição ao governo paulista, o que abriria ainda mais caminho para Caiado começar a trabalhar sua candidatura.

Michelle candidata?

Alguns bolsonaristas acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) precisa começar a pensar em eleger a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, para uma vaga na Câmara ou no Senado. Dizem que é uma “questão de honra”.

Na fila

A deputada federal Bia Kicis (PL-DF), campeã de votos com 214.733 – estaria disposta a disputar uma vaga ao Senado nas próximas eleições. Só que aguarda a posição da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), que segundo informações ainda não confirmadas, estaria disposta a concorrer ao Senado.

Eufórico

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), está eufórico com a aliança fechada com o PL para sua reeleição. Bruno afirmou que a legenda chega para contribuir com a sua campanha, além de lembrar o tamanho do partido. 

Demissões

Derrotada em várias votações de interesse do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra (PSDB) não pensou duas vezes. De uma tacada só demitiu integrantes do PL e MDB que estavam em cargos do governo.

Filtro

Depois do fracasso do 1º de Maio em São Paulo, a ida do presidente Lula a eventos passará por um filtro rigoroso do Palácio do Planalto. Alguns aliados do presidente dizem que o sindicalismo não é mais o mesmo e não tem mais a força política do passado. Tal fato explica o fracasso do evento do Dia do Trabalhador.

STF e a Constituição

No entendimento de muitos políticos, o Supremo Tribunal Federal está agindo cada vez mais politicamente. E para não serem mais atacados, os ministros usam uma estratégia de que estão apenas respeitando o que está escrito na Constituição. Em algum momento o assunto tem que ser tratado de forma diferente.

Previdência

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica
Aplicada (Ipea) mostra que hoje o Brasil tem dois contribuintes para cada beneficiário da previdência. A constatação grave é que a partir de 2051 o país tenha mais segurados do que contribuintes do sistema.

Entorno

A maior parte dos políticos de Brasília já desembarcam nas cidades da região do Entorno para participarem da montagem de chapas de prefeitos para as eleições municipais do final do ano. A estratégia é bem simples: apoiam os candidatos em troca de reciprocidade nas eleições de 2026.

Água cara

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) prepara uma audiência pública para debater o reajuste de 10% na conta e água do DF. O parlamentar está fazendo um levantamento dos reajustes dos últimos quatro anos e tentando saber qual foi o investimento para um reajuste tão alto.

[email protected]