Brasília Agora


ESPORTES

Quem joga? Veja as opções de Fernando Diniz para a zaga do Fluminense na semifinal do Carioca

14 de março, 2024 / Por: Agência O Globo

Tricolor busca alternativas para repor a ausência de Thiago Santos, expulso no jogo de ida

Quem joga? Veja as opções de Fernando Diniz para a zaga do Fluminense na semifinal do Carioca
Manoel, André e Antonio Carlos são as opções de Fernando Diniz para a defesa — Foto: Reprodução/O Globo - Editoria de Arte

O Fluminense terá uma tarefa complicada na semifinal do Campeonato Carioca. Fernando Diniz e seus comandados precisam reverter a derrota por 2 a 0 para o Flamengo, no jogo de ida, e vencer por três gols de diferença para chegar na quinta final de Estadual consecutiva. Mas além de sair de um revés de dois gols, o Fluminense tem um problema a ser solucionado: quem será o titular na defesa ao lado de Felipe Melo?

No jogo de ida, Thiago Santos, volante que tem sido utilizado como zagueiro, foi expulso aos 18 minutos do segundo tempo e deixou Fernando Diniz com um grande problema para o jogo da volta, no próximo sábado, às 21h, no Maracanã.

Sem Thiago Santos, o técnico do Fluminense tem três opções disponíveis para completar a dupla de zaga: Antônio Carlos, Manoel e André. O Globo mostra os prós e contras de cada possível escolha de Fernando Diniz para o duelo de sábado.

ANTÔNIO CARLOS

Com a lesão de Marlon e suspensão de Thiago Santos, Antônio Carlos desponta como favorito para assumir a titularidade na semifinal. O zagueiro jogou boa parte dos jogos do Fluminense no Campeonato Carioca, quando um time mesclado de reservas e jogadores da base foi a campo.

Mas apesar de ser o zagueiro disponível com mais ritmo de jogo em 2024, Antônio Carlos não mostrou um alto nível de atuações enquanto esteve em campo. Contra o mesmo Flamengo, no jogo válido pela Taça Guanabara, o zagueiro entrou no lugar de Thiago Santos no intervalo de partida, mas não teve um grande jogo. No jogo de ida da semifinal, também contra o Flamengo, Antônio Carlos jogou 13 minutos e mostrou nervosismo, com alguns erros técnicos.

Ao todo, Antônio Carlos tem 11 jogos na temporada, sendo sete jogos como titular, com média de 68 minutos por jogo.

MANOEL

Depois de cumprir uma suspensão de oito meses por testar positivo para a substância “ostarina”, Manoel retornou aos gramados justamente contra o Flamengo, no último sábado, saindo do banco de reservas e atuou por 35 minutos. Caso seja o escolhido por Fernando Diniz para assumir a posição de Thiago Santos, Manoel entrará em campo como titular pela primeira vez desde o empate em 2 a 2 do Fluminense com o Goiás, pelo Campeonato Brasileiro, em julho de 2023, curiosamente o seu último jogo antes da suspensão.

Manoel foi um dos grandes destaques do Fluminense em 2022, quando formou dupla de zaga com Nino. Além de ter sido um dos pilares defensivos da equipe, o zagueiro também era uma arma letal no jogo aéreo ofensivo. Mas acabou sendo preterido por Diniz em detrimento a utilização de Felipe Melo como zagueiro, no início de 2023.

Apesar de não estar com o mesmo ritmo de jogo de Antônio Carlos, Manoel foi o primeiro a ser escolhido por Diniz no momento da expulsão de Thiago Santos, no último sábado.

ANDRÉ

O torcedor do Fluminense já está mais do que acostumado a ver André jogando de zagueiro quando o time está atrás no placar ou precisando de gols. Logo, o volante tem familiaridade com a posição e cumpre bem o seu papel quando necessário. Contudo, o camisa 7 foi escalado como zagueiro por Fernando Diniz apenas uma vez, na derrota por 1 a 0 para o Bragantino, em outubro de 2023, pelo Brasileirão.

Neste Campeonato Carioca, contra o Bangu, Diniz fez a tradicional mudança no intervalo e colocou André na zaga quando o Flu estava atrás no placar. O Tricolor melhorou em campo, conseguiu a virada e terminou goleando o time da zona oeste. Na coletiva, Diniz falou sobre a utilização do volante como zagueiro e elogiou a atuação do camisa 7.

– Em princípio, não passa pela minha cabeça colocar o André definitivamente de zagueiro para começar as partidas. Mas pode acontecer. No ano passado a gente usou o André em uma partida como zagueiro, contra o Bragantino. Mas, a princípio, não é uma tendência – disse Diniz em fevereiro.

Apesar de ‘correr por fora’ como uma opção para a zaga, André pode ser uma surpresa no sistema defensivo, já que o Fluminense precisa buscar o resultado de dois gols de desvantagem e vencer por três gols de diferença para se classificar para a final do Carioca e manter vivo o sonho do tricampeonato.

BS20240314053005.1
https://oglobo.globo.com/esportes/noticia/2024/03/14/quem-joga-veja-as-opcoes-de-fernando-diniz-para-a-zaga-do-fluminense-na-semifinal-do-carioca.ghtml