Brasília Agora


VARIEDADES

Recorde de cão mais velho do mundo é suspenso para investigar se Bobi tinha mesmo 31 anos ao morrer

17 de janeiro, 2024

Guinness Book afirmou que está averiguando novas evidências para avaliar se o cão Rafeiro do Alentejo realmente faleceu aos 31 anos e 5 meses; a […]

Recorde de cão mais velho do mundo é suspenso para investigar se Bobi tinha mesmo 31 anos ao morrer
Após suspeita de especialistas, Guinness investiga idade de Bobi, o 'cachorro mais velho do mundo' — Foto: Divulgação

Guinness Book afirmou que está averiguando novas evidências para avaliar se o cão Rafeiro do Alentejo realmente faleceu aos 31 anos e 5 meses; a raça costuma viver até 14 anos

Quando Bobi morreu em outubro do ano passado, em Portugal, ele foi aclamado como o cão mais velho de todos os tempos, com 31 anos e 5 meses. Mas as dúvidas sobre sua verdadeira idade levaram o Guinness Book of World Records a anunciar, nesta terça-feira, que “suspenderá temporariamente” o recorde para uma investigação.

Bobi era um Rafeiro do Alentejo, um cão de grande porte nativo de Portugal que costumava ser usado para caça, mas hoje é frequentemente visto protegendo gado em fazendas.

Em fevereiro de 2023, Bobi foi declarado o cão mais velho de todos os tempos pelo livro Guinness, que disse que ele superou o recorde estabelecido por Bluey, um cão australiano de gado que morreu em 1939 aos 29 anos

A idade avançada de Bobi foi notável: os cães de sua raça normalmente vivem de 12 a 14 anos. E, embora haja muitas exceções, os cães menores em geral vivem mais do que os de médio porte, que vivem mais do que os de grande porte.

A revista americana Wired publicou um artigo cético sobre sua idade em dezembro. A publicação observou que, embora Bobi tenha sido registrado em um banco de dados do governo português, sua idade listada baseava-se inteiramente na palavra do dono. Outro aspecto que levantou suspeitas foi as fotos do cão acima do peso, o que não é um bom sinal de longevidade extrema.

— Nenhum dos meus colegas veterinários acredita que Bobi tenha realmente 31 anos de idade — disse Danny Chambers, membro do Royal College of Veterinary Surgeons, ao The Guardian.

Leonel Costa, o dono do Bobi, não pôde ser contatado nesta terça-feira.

O Guinness Book iniciou uma “revisão formal” do caso, que inclui a análise de novas evidências e conversas com as partes interessadas e especialistas. O Guinness afirma que, embora o cronograma possa sofrer alterações, a investigações deverá durar cerca de três meses.

A instituição disse estar “analisando as provas que já temos em arquivo, buscando novas provas, entrando em contato com especialistas e pessoas ligadas ao pedido original”.

Bobi também chamou a atenção por sua história. Costa disse a repórteres que Bobi escapou da morte ainda filhote, quando alguns de seus companheiros de ninhada foram sacrificados, após se esconder em uma pilha de troncos e depois ter sido escondido por Costa e seu irmão.

A longevidade de Bobi foi creditada ao fato de ele andar livremente e comer comida humana. Entre outros detalhes, dizia-se que ele era o melhor amigo de quatro gatos.

(Agência O Globo) — Foto: Divulgação