Brasília Agora


POLÍTICA

Secretaria de Saúde do DF lança sistema para monitorar emendas parlamentares

2 de dezembro, 2022

Ferramenta de gestão foi apresentada em reunião e deve ser replicada em outros órgãos do GDF A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) apresentou […]

Secretaria de Saúde do DF lança sistema para monitorar emendas parlamentares
Lucilene Florêncio, secretária de Saúde, e a deputada federal Celina Leão, que convocou o encontro - foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Bbrasília

Ferramenta de gestão foi apresentada em reunião e deve ser replicada em outros órgãos do GDF

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) apresentou um sistema de acompanhamento de emendas parlamentares, nesta quinta-feira (1°), no Palácio do Buriti. Informações sobre a ferramenta de gestão foram divididas com outras pastas distritais durante reunião sobre o uso de recursos federais destinados ao Distrito Federal.

De acordo com a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, o banco de dados é de uso interno e preenchido frequentemente com informações sobre a execução das emendas. Diante da eficiência da estratégia, a gestora afirma que o sistema deve ser replicado em outras secretarias.

“Podemos acompanhar para onde a emenda foi destinada, se está próxima à finalização da execução e se há alguma pendência. Assim, vamos trabalhando para que o alvo da emenda seja entregue. Além de que conseguimos fazer uma prestação de contas em tempo ideal para os parlamentares, garantindo que o recurso foi exatamente destinado para o local indicado”, completa.

Durante o encontro, foram apresentadas as emendas parlamentares mobilizadas entre 2017 e este ano, categorizadas entre quais foram implementadas na totalidade, quais venceram o prazo de uso e para quais cabe a judicialização para readequação da aplicação. O encontro foi convocado pela deputada federal e vice-governadora eleita Celina Leão.

“O governador Ibaneis Rocha determinou que fizéssemos um levantamento das emendas para que pudéssemos mapear as necessidades de alocação de recursos e prestar contas aos deputados. A expectativa é que a reunião se repita a cada 45 dias, para possamos ver o que avançou e o que que está pendente”, avalia Celina Leão.