Brasília Agora


CULTURA

Teatro Sesc recebe a II Mostra+ da Diversidade

25 de outubro, 2022

Em três espetáculos, o evento celebra e valoriza a diversidade em todas as suas formas Após a bem sucedida realização de uma primeira edição na […]

Teatro Sesc recebe a II Mostra+ da Diversidade
As três peças discutem tanto os aspectos psicoafetivos quanto histórico-sociais da diversidade sexual

Em três espetáculos, o evento celebra e valoriza a diversidade em todas as suas formas

Após a bem sucedida realização de uma primeira edição na Casa dos Quatro no mês da diversidade – em junho – a Mostra+ da Diversidade ganha uma 2ª edição neste fim de semana (28 e 29 de outubro) no Teatro Sesc Garagem. Três espetáculos que discutem tanto os aspectos psicoafetivos quanto histórico-sociais da diversidade sexual entram em cartaz, em apresentações únicas.
Com dois espetáculos do diretor Rafael Salmona e um de Vinícius Ávlis, sendo ambos da comunidade LGBTQIAPN+, a Mostra conta com duas mulheres na direção, sendo uma delas, mulher negra que, embora veterana na atuação, é estreante na direção. “Proibido Amar” tem texto e direção de Rafael Salmona, é vencedor de três prêmios CENYM por melhor texto original, melhor qualidade artística de produção e melhor cartaz. “Uma Crônica Para Quem Não Deveria Amar”, também escrito por Salmona, estreou em setembro na Casa dos Quatro. E “Duas Doses Num Único Gole” é escrito por Vinícius Ávlis.

PROIBIDO AMAR

Após um vírus contaminar 33% da população humana, o Estado, que exerce grande poder sobre a sociedade, opta por separar todas as vítimas e pessoas em zona de risco em quarentena. Os segregados passariam por uma bateria de exames para saber se estão ou não aptos para viver em sociedade
O vírus que se alastra rapidamente pela sociedade, transmitido pelo toque e por relações sexuais, remete ao HIV e as punições e acusações previstas para seus portadores direcionam a temática da peça para o debate sobre o preconceito contra homossexuais e a desinformação. Ares, Eros e Apolo são vítimas da situação e levam ao público a reflexão sobre amor e convívio em sociedade.

CRÔNICA PARA QUEM NÃO DEVERIA AMAR

Um jovem escritor é contratado por um famoso jornal da década de 60 nos Estados Unidos, e ganha a liberdade de escrever crônicas sobre a misteriosa Miss Daisy. Sobre amor e ternura, a história vai ganhando todas as edições até a verdade ser descoberta e revelar uma paixão quase proibida na época
A montagem é inspirada nas revoluções estudantis pelas quais o mundo passou em 1968, e coloca em pauta as questões acerca do preconceito e das descobertas que ainda estão em pauta na sociedade.
Revoluções que marcaram a História e também a vida de James, um personagem que não sabe muito bem sobre as coisas da vida, mas que sente e, nessa descoberta, encontra Elliot, um revolucionário jovem que entende que amar é um ato de resistir.

DUAS DOSES NUM ÚNICO GOLE

“Você já parou pra pensar que o mar guarda os segredos das pessoas? Deve ser por isso que ele é grande demais”… Com reflexões como essa, ao abordar relacionamentos abusivos também sob a perspectiva do tempo (presente e pretérito), a peça entra em cartaz.

 

Serviço: Local: Teatro Sesc Garagem – Via W4 Sul – Quadra 713/913;
Datas: Sexta (28) às 20h; Sábado (29) às 17h; Sábado (29) às 20h
Ingressos: R$ 20 (meia) e R$ 30 para os três espetáculos (combo)
Classificação indicativa: 14 anos
Mais informações: (61) 9.8215-0302 e (61) 9.9591-3000