Brasília Agora


DESTAQUE

Times da Libertadores e da Sul-Americana vivem mês com grandes viagens e maratona de jogos

5 de abril, 2024 / Por: Agência O Globo

Levantamento feito pelo GLOBO mostra as distâncias percorridas pelos times brasileiros que participam das competições internacionais

Times da Libertadores e da Sul-Americana vivem mês com grandes viagens e maratona de jogos
Flamengo viajou até Bogotá para a estreia na Libertadores, frente ao Millonarios — Foto: Gilvan de Souza / CRF

Se classificar para a Libertadores é o grande objetivo de boa parte dos times do Campeonato Brasileiro. Caso a equipe não atinja sua meta, a classificação para a Sul-Americana serve como uma espécie de ‘prêmio de consolação’, afinal, quem não quer conquistar um troféu de nível continental?

No entanto, o calendário pode ser um dos grandes problemas para os times classificados para disputar tais competições, principalmente no mês de abril, ainda mais se a equipe chegar nas finais dos seus respectivos campeonatos estaduais.

Em 2024, o mês de abril não só abriga as rodadas iniciais de Libertadores e Sul-Americana, como também conta com os jogos de volta das finais de alguns estaduais, além das primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. A maratona de jogos e de viagens pode fazer com que as equipes tenham muito pouco tempo para treinar, se recuperar fisicamente e se preparar para o próximo desafio.

Veja quais são as equipes que vão percorrer a maior distância neste mês de abril:

Distâncias percorridas pelos clubes em abril — Foto: Editoria de Arte
Distâncias percorridas pelos clubes em abril — Foto: Editoria de Arte

Dos times da Libertadores, o Atlético-MG é o time que mais viajará em termos de distância percorrida neste mês de abril. Em um grupo com Peñarol-URU, Rosario Central-ARG e Caracas-VEN, a viagem para enfrentar o time venezuelano será a mais cansativa para o time mineiro. Logo em sua estreia, o Galo vai viajar aproximadamente 18.594km, entre a ida para Caracas e volta para Belo Horizonte.

O segundo time que mais viajará é o Flamengo, com 16.408km, e que ainda terá o adendo de jogar na altitude duas vezes. O time carioca, que enfrentou uma viagem de 9092 km (ida e volta), para jogar contra o Millonarios, da Colômbia, em uma altitude de 2.640m acima do nível do mar, ainda vai viajar para a Bolívia, para enfrentar o Bolivar, em La Paz, em uma viagem de 5090km (entre ida e volta), no Estádio Hermano Siles, a 3.600m acima do nível do mar.

Curiosamente, Atlético-MG e Flamengo são duas das equipes que mais jogam neste mês de abril, com oito partidas. Os times terão os jogos de volta do Mineiro e do Carioca, respectivamente, e terão as três primeiras rodadas da Libertadores, além das quatro primeiras rodadas do Brasileirão.

Por outro lado, o Botafogo vai ser o time brasileiro que menos vai viajar neste mês de abril. O time carioca, que terá o clássico com o Flamengo no final do mês, pegará o avião para longe do Rio de Janeiro em duas oportunidades. Mas apesar de ter menos viagens, o Botafogo vai até Quito para enfrentar a LDU na altitude de 2.800m acima do nível do mar, além da viagem de aproximadamente 9.060km, entre ida e volta. A segunda viagem será para Belo Horizonte para enfrentar o Cruzeiro, pelo Brasileirão.

Já nos times da Sul-Americana, o time que mais passará tempo dentro do avião é o Cuiabá, com 29.326km percorridos ao longo do mês. O time mato-grossense, que alternará duelos do Estadual, da Copa Verde, da Sul-Americana e do Brasileirão, vai enfrentar uma viagem para Caracas, para enfrentar o Metropolitanos, pela segunda rodada da Sula. Apenas para este jogo, o Dourado vai percorrer aproximadamente 15.258km, entre a ida para a Venezuela e a volta para Cuiabá.

Além do Cuiabá, o Internacional também vai ter o aeroporto como um lugar bem visitado em abril. O Colorado, que iniciou sua campanha na Sul-Americana com uma viagem de aproximadamente 2872km para a Argentina, vai percorrer cerca de 18.774 km no mês, entre jogos da Sul-Americana e do Campeonato Brasileiro.

Dos times da Sul-Americana, quem menos viajará será o Athletico-PR, que vai percorrer cerca de 6.744km durante o mês. A viagem mais longa ficará por conta do duelo com o Danubio, pela terceira rodada da fase grupos, quando o Furacão vai ter uma viagem de 2.436km, entre Curitiba e Montevidéu.


BS20240405090024.1 – https://oglobo.globo.com/esportes/noticia/2024/04/05/abril-insano-times-da-libertadores-e-da-sul-americana-vivem-mes-com-grandes-viagens-e-maratona-de-jogos.ghtml