Brasília Agora


DESTAQUE

Verstappen frustra festa da Ferrari e vence o GP da Itália

11 de setembro, 2022

Corrida terminou sob bandeira amarela após abandono de Ricciardo. Piloto da RBR largou em sétimo, se recuperou e conquistou primeira vitória em Monza Uma indigestão […]

Verstappen frustra festa da Ferrari e vence o GP da Itália
Instagram

Corrida terminou sob bandeira amarela após abandono de Ricciardo. Piloto da RBR largou em sétimo, se recuperou e conquistou primeira vitória em Monza

Uma indigestão holandesa no meio da festa italiana. Neste domingo, Max Verstappen levou a melhor sobre Charles Leclerc em Monza e, pela primeira vez na carreira, venceu o GP da Itália de Fórmula 1. Daniel Ricciardo abandonou nos momentos finais e o safety car gerou expectativa por mais uma batalha entre RBR e Ferrari… Mas a corrida no Templo da Velocidade – ah, a ironia! – terminou sob bandeira amarela.

Max Verstappen

Charles Leclerc, em segundo, e George Russell, em terceiro, fecharam o pódio em Monza. Esta é a 11ª vitória na temporada de Max Verstappen, que pode levar o bicampeonato da F1 já no GP de Singapura. Para isso, o holandês precisa vencer e torcer para Leclerc cruzar, no máximo, na nona posição.

Com o triunfo inédito, o atual campeão da F1 dá fim a uma sina em Monza. Nos oito GPs da Itália que disputou anteriormente, Verstappen nunca tinha subido ao pódio; a melhor colocação foi um P5. No ano passado, Max sequer concluiu a corrida (e também foi punido) após batida com Lewis Hamilton. O holandês também está a dois triunfos de igualar o recorde de mais vitórias em uma única temporada, que pertence a Michael Schumacher e Sebastian Vettel, com 13.

Max Verstappen no GP da Itália de F1 2022 — Foto:  Alex Pantling - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Max Verstappen no GP da Itália de F1 2022 — Foto: Alex Pantling – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Estreando em GPs de Fórmula 1, Nyck de Vries cruzou em P9 e levou dois pontinhos com estratégia bem-sucedida de apenas uma parada. O piloto de 27 anos, que é reserva da Mercedes, foi chamado às pressas para o cockpit da Williams após Alex Albon ser diagnosticado com apendicite.

Sergio Pérez teve problemas no RB18, caiu à última posição e também fez corrida de recuperação. Cruzando a linha de chegada no sexto lugar em Monza, o mexicano da RBR também conseguiu o ponto extra da volta mais rápida.

Nyck de Vries estreou na Fórmula 1 no GP da Itália 2022 — Foto: ANP via Getty Images

Nyck de Vries estreou na Fórmula 1 no GP da Itália 2022 — Foto: ANP via Getty Images

Resultado

Resultado final do GP da Itália de Fórmula 1 2022 — Foto: F1

Resultado final do GP da Itália de Fórmula 1 2022 — Foto: F1

Fala, Verstappen

– Fizemos uma ótima corrida. Tínhamos um carro ótimo de corrida e estávamos controlando o intervalo, aí o safety car entrou. Infelizmente não tivemos uma relargada – disse o holandês.

A largada

George Russell ameaçou Charles Leclerc, trocou o lado e passou por cima da zebra, mas não conseguiu tomar a ponta. Lando Norris, largando em P3, começou muito mal e caiu para sétimo. Mais atrás, Verstappen ultrapassou Alonso e Gasly logo nos momentos iniciais.

No início do segundo giro, foi a vez de o atual campeão da F1 superar Daniel Ricciardo para chegar à terceira colocação. Estreante em GPs, Nyck de Vries conseguiu se manter em oitavo, mesma posição em que largou.

A corrida

Seguindo sua busca pelo topo, Verstappen marcou a melhor volta da prova. O holandês tinha um intervalo de 0s7 para Russell e, com a asa aberta, ultrapassou o britânico sem dificuldades para assumir o P2.

Com fumaça saindo da dianteira, Sergio Pérez antecipou sua ida aos boxes e trocou seus compostos macios por duros. O mexicano relatou fogo no disco de freio, problema que seguiu após o retorno à pista. A RBR pediu que o piloto mudasse o balanceamento dos freios; o piloto seguiu na corrida.

Vettel perdeu a potência no motor e, na volta 12, abandonou seu AMR22 em sua despedida do Autódromo de Monza. A direção de prova instaurou bandeira amarela e um safety car virtual (VSC) na sequência.

A Ferrari aproveitou o VSC e parou Leclerc nos boxes, mas não sem antes confirmar a estratégia com o piloto pelo rádio. A escuderia italiana trocou os macios do monegasco por compostos médios. Leclerc, então, voltou à pista em terceiro, com Ricciardo na sua cola. Verstappen, sem passar pelos boxes, era o líder provisório.

De pouco em pouco, Carlos Sainz foi estabelecendo sua corrida de recuperação. Após largar em P18, o espanhol da Ferrari já era o quarto colocado com 14 voltas na Itália. Lewis Hamilton, em escalada mais discreta, entrou na zona de pontuação atrás de De Vries.

Verstappen e Russell calçavam pneus macios, mas era Leclerc, em terceiro, que virava o melhor tempo de médios – com destaque para as parciais nos dois últimos setores. Os rivais do monegasco à frente seguiam com os mesmos pneus desde a largada.

Pérez, por sua vez, se recuperou após cair à última posição com os problemas no RB18. Sob os olhares do pai na garagem da RBR, o mexicano já estava em nono na volta 23.

A Mercedes fez uma parada lenta ao chamar Russell para os boxes, trocando os macios por duros em 3s6. O brtiânico voltou à pista em quarto. Na volta 26, foi a vez de Verstappen parar após esticar o primeiro stint com pneus macios. O piloto da RBR calçou pneus médios novos e retornou ao traçado cerca de 9s atrás do líder Leclerc.

No giro seguinte, Lewis Hamilton – enfim – conseguiu a ultrapassagem sobre Fernando Alonso pela sexta posição. Perseguindo o topo, Verstappen diminuiu a folga para Leclerc para 8s6.

Depois da recuperação, era a hora de passar pelos boxes: Carlos Sainz parou pela primeira vez na volta 31, já depois da metade da corrida. O espanhol retornou em oitavo com pneus macios.

Na volta 32, Fernando Alonso abandonou com problemas no carro da Alpine. Muito frustrado, o espanhol encerrou uma série de dez corridas consecutivas na zona de pontuação.

Tentando batalhar na estratégia com a RBR, a Ferrari chamou Leclerc para os boxes mais uma vez. O monegasco deixou a liderança para calçar pneus macios de novo. Mas Verstappen, mesmo de médios, era quem girava com melhor tempo.

Lewis Hamilton também passou pelos boxes, caindo da quinta posição para P12. Alguns giros depois, o heptacampeão – que calçava pneus macios – conseguiu uma ultrapassagem dupla sobre Norris e Gasly, lhe valendo a sétima posição. Na sequência, foi a vez de Ricciardo sofrer com a manobra do inglês.

A dez voltas do fim, Pérez voltou aos boxes e colocou pneus macios. Após boa parada de 2s1, o mexicano retornou ao traçado em sétimo lugar.

Mas a emoção ainda não tinha acabado. Na volta 47 de 53, Daniel Ricciardo parou sua McLaren no setor 2. Bandeira amarela e, na sequência, a direção de prova determinou a entrada do safety car. Jogo aberto em Monza!

Começaria ali a batalha mais direta entre RBR e Ferrari. Verstappen foi o primeiro a parar, calçando macios novos; Leclerc, na mesma volta, seguiu a estratégia do adversário. A demora para a remoção do carro de Ricciardo, entretanto, fez com que a corrida terminasse sob safety car.

A F1 entra em uma pausa de dois domingos e retorna em 2 de outubro com o GP de Singapura, que pode coroar Verstappen como bicampeão mundial.

Foto: Por Redação do ge — Monza, Itália