Brasília Agora


DESTAQUE

Câmara Legislativa presta homenagem à Festa do Divino Espírito Santo de Planaltina

26 de junho, 2023

A festa foi comemorada pela 141ª vez em maio deste ano A Praça Salviano Monteiro Guimarães, onde está situado o Museu Histórico e Artístico de […]

Câmara Legislativa presta homenagem à Festa do Divino Espírito Santo de Planaltina
Foto: Carlos Gandra/CLDF

A festa foi comemorada pela 141ª vez em maio deste ano

A Praça Salviano Monteiro Guimarães, onde está situado o Museu Histórico e Artístico de Planaltina, cartão-postal da cidade, será palco nesta segunda-feira (26) às 19h de uma sessão solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal em homenagem à Festa do Divino Espírito Santo. A festa é uma tradicional celebração católica da cidade e foi comemorada pela 141ª vez em maio deste ano.

A festa foi comemorada pela 141ª vez em maio deste ano

Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília.

A iniciativa da homenagem partiu do deputado Pepa (PP), morador de Planaltina e admirador da festa. “A folia é um momento sagrado e festivo que nos enche de luz e esperança. Durante esses dias, as ruas são enfeitadas com cores vibrantes e os sons dos tambores e das vozes dos foliões ecoam pelas esquinas. É uma honra celebrar esse período de fé e devoção, de unidade e solidariedade. Que possamos continuar mantendo essa tradição viva por muitos e muitos anos, e que o Divino Espirito Santo continue a nos proteger e a nos inspirar”, entusiasma-se.

A Festa do Divino Espírito Santo foi declarada patrimônio imaterial do Distrito Federal em 2013. Um dos momentos mais aguardados da celebração é a entrega e elevação das bandeiras do Divino. A festa católica celebra a descida do espírito santo dos céus diante dos 12 apóstolos e da virgem Maria. O festejo se inicia nove dias antes do domingo de pentecostes, com a novena ao espírito santo.

Uma das características da festa em Planaltina é a união de paróquias da zona urbana com os foliões da zona rural, que assumem os papéis de instrumentistas e cavaleiros, entre outros. Nos dois dias de festa, acontecem várias encenações e atividades religiosas. Entre elas, o encontro das bandeiras, o almoço das folias, a missa do folião da roça, a recepção do imperador, o cortejo do imperador, novenas, alvorada, pousos, cavalgadas, cantorias, ladainhas e a missa de encerramento.

Eder Wen – Agência CLDF