
Alunos do Renova-DF recebem certificados de conclusão do curso
Durante formatura, nesta quinta-feira (24), governador Ibaneis Rocha anunciou 2,5 mil novas vagas disponíveis já no próximo ciclo do programa, previsto para maio
Condições devem entrar em vigor na próxima semana
O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) deve aprovar nesta segunda-feira mais um corte no teto dos juros do consignado para aposentados e pensionistas do INSS. A taxa do empréstimo com desconto em folha deve cair de 1,68% ao mês para 1,66% ao mês e do cartão consignado, de 2,49% para 2,46% ao mês, conforme foi proposto pelo Ministério da Previdência.
As novas condições entram em vigor em cinco dias úteis a contar da publicação da resolução do Conselho do Diário Oficial da União.
A estratégia do ministro da pasta, Carlos Lupi, é repassar para a modalidade a queda na taxa Selic, taxa básica de juros da economia (Selic), atualmente em 10,50% ao ano. Na última reunião do Conselho de Política Monetária (Copom), no início deste mês, o ritmo de corte da Selic foi reduzido a 0,25 pontos percentuais, contra 0,5 pontos percentuais até então.
Os bancos não concordam com a metodologia proposta pelo ministro, mas são voto vencido no colegiado, no qual o governo tem maioria.
Esse soma o oitavo corte na taxa do consignado dos aposentados. Em 13 de março de 2023, o percentual baixou de 2,14% ao mês para 1,70%. Os bancos reagiram e suspenderam a modalidade, o que fez a taxa subir 1,97% ao mês em 28 de março. Depois disso, o teto dos juros vem sendo reduzido seguidamente, apesar da resistência do setor financeiro.
Além de aposentados e pensionistas do INSS, idosos e deficientes da baixa renda que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) podem acessar o empréstimo.
Durante formatura, nesta quinta-feira (24), governador Ibaneis Rocha anunciou 2,5 mil novas vagas disponíveis já no próximo ciclo do programa, previsto para maio
Após mais de 120 dias de internação, a pequena Mavie recebeu alta hospitalar com o triplo do peso e alimentando-se exclusivamente por leite materno
Evento da Secretaria de Justiça e Cidadania celebra marco de 50 edições com programação especial que inclui desfile de moda sustentável, apresentações de artistas da região, além de atendimentos do Na Hora e de outros órgãos públicos
Medicamento protege bebês prematuros contra infecções graves; DF é pioneiro na imunização