Brasília Agora


POLÍTICA

Comitiva do DF pede ajuda a Lira para aprovar reajuste da categoria

25 de abril, 2023

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), recebeu nesta terça-feira (25/4) uma comitiva do Distrito Federal para tratar do reajuste salarial das forças […]

Comitiva do DF pede ajuda a Lira para aprovar reajuste da categoria
Grupo é formado por deputados, diretor-geral da PCDF e secretário da SSP-DF - Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), recebeu nesta terça-feira (25/4) uma comitiva do Distrito Federal para tratar do reajuste salarial das forças de segurança da capital do país. Participaram do encontro, realizado na residência oficial da presidência da Câmara, o deputado federal Fred Linhares (Republicanos), os deputados distritais Wellington Luiz (MDB), Roosevelt Vilela (PL), Hermeto (MDB), o delegado-geral da Polícia Civil do DF, Robson Cândido, e o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

O pedido de recomposição salarial de 18%, em uma única parcela, foi encaminhado ao governo federal pela então governadora em exercício do DF, Celina Leão (PP), em fevereiro deste ano. A expectativa é que o governo federal conceda o aumento por meio de medida provisória, que deve receber aval do Congresso Nacional. Antes, porém, o Parlamento deve aprovar a previsão orçamentária do reajuste, que foi incluída pelo senador Izalci (PSDB-DF) em uma emenda do Projeto de Lei do Congresso Nacional nº 02/2023.

A proposta, que trata do reajuste dos servidores federais, está na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso. O presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), Wellington Luiz, disse que Lira se colocou à disposição. “Aprovando a emenda no PLN 02/2023, serão possíveis os próximos passos da recomposição”, explicou.

“O presidente da Câmara disse que tem toda a disposição, na Câmara, para fazer com que a recomposição ande rápido na Casa quando chegar lá”, relatou o deputado distrital Hermeto. Fred Linhares disse que não medirá esforços “para garantir que não haverá tratamento diferenciado em nenhuma corporação e firmou o compromisso de que a Policia Civil, Policia Militar e Corpo de Bombeiro Militar voltem a ser as forças de segurança mais bem remuneradas do país”.