Brasília Agora


POLÍTICA

Luiz Marinho assume o Ministério do Trabalho

3 de janeiro, 2023

Durante a posse, o ministro afirmou que o trabalho será instrumento para acabar com a fome no País O ex-prefeito de São Bernardo do Campo […]

Luiz Marinho assume o Ministério do Trabalho
Ministro Luiz Marinho com o presidente Lula na cerimônia de posse na Esplanada dos Ministerios - foto: marcelo camargo/abr

Durante a posse, o ministro afirmou que o trabalho será instrumento para acabar com a fome no País

O ex-prefeito de São Bernardo do Campo (SP) Luiz Marinho assumiu hoje (3) o cargo de ministro do Trabalho e Emprego. Em cerimônia no auditório da pasta, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, ele afirmou que fará de tudo para que a agenda do trabalho passe a ter um protagonismo inédito e esteja no centro das definições da política no país.
Em discurso, Marinho citou a missão de contribuir para transformar o Brasil em um país desenvolvido, com empregos dignos, bons salários, proteção social, trabalhista, sindical e previdenciária para todos. Um país, segundo ele, onde o trabalho voltará a ser instrumento fundamental para acabar com a fome, superar a pobreza e combater a desigualdade.
“Temos consciência das enormes dificuldades que vamos enfrentar. Mas temos a convicção de que a vontade de mudança reunirá bravos agentes de transformação, capazes de superar mazelas e dificuldades de toda ordem. É hora de olhar para frente e começar a promover transformações”, disse.
O novo ministro lembrou que as mudanças em curso no setor são extensas e profundas e que a pandemia da covid-19 acelerou e ampliou ainda mais esse processo. As novas tecnologias, segundo ele, ocupam atualmente todos os espaços do sistema produtivo, como é o caso do teletrabalho e do home office.
“Queremos e precisamos aumentar a produtividade do trabalho para agregar valor à nossa economia, gerar renda e riqueza que nos permitam promover a superação da miséria e da pobreza, elevar o padrão de vida e promover o bem-estar de todos. Tecnologia e produtividade são temas constitutivos do mundo do trabalho, pautas estratégicas para a formulação de uma inovadora agenda de desenvolvimento”, disse Marinho.

AMBIENTE ECONÔMICO

Para Marinho, o caminho para as mudanças trabalhistas necessárias é o da melhoria do ambiente econômico. “É por meio do investimento e da inovação na produção industrial, na agropecuária, no comércio, nos serviços e nas atividades do 3º setor que vamos criar as condições para a geração de novos e bons empregos e novas formas de proteção social”.
“Atuarei para fazer com que a agenda do trabalho e emprego seja fortemente incorporada às políticas de desenvolvimento econômico, tecnológico e social”, disse.
Segundo ele, o trabalho da pasta será comprometido com o diálogo social e da negociação coletiva. “As partes interessadas, trabalhador e empresário, devem ter autonomia para investir nas relações do trabalho que valorize a negociação coletiva e a solução voluntária de conflitos”, destaca.