Brasília Agora


DESTAQUE

Plano Distrital de Educação será tema de 14 audiências da CESC

14 de março, 2023

Magno alertou que, no ano que vem, o GDF deverá encaminhar um novo plano à Câmara Legislativa Em reunião na segunda-feira (13), a Comissão de […]

Plano Distrital de Educação será tema de 14 audiências da CESC
Foto: Silvio Abdon/CLDF

Magno alertou que, no ano que vem, o GDF deverá encaminhar um novo plano à Câmara Legislativa

Em reunião na segunda-feira (13), a Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da CLDF aprovou o calendário de audiências sobre o Plano Distrital de Educação (PDE). Ao todo, a comissão deverá realizar, ao longo deste ano, 14 debates públicos sobre o PDE, sendo que a primeira audiência será no dia 20 deste mês. O objetivo, segundo o presidente do colegiado, deputado Gabriel Magno (PT), é elaborar um balanço das 21 metas do PDE.

Foto: Figueiredo/CLDF

Magno alertou que, no ano que vem, o GDF deverá encaminhar à CLDF um novo plano. Portanto, a CESC, por meio das audiências, terá subsídios para fazer um diagnóstico e avaliação das metas do PDE, cuja vigência termina em 2025. Nos debates públicos, ainda de acordo com Magno, devem participar a Secretaria de Educação do DF e os diversos segmentos da comunidade escolar.

Ao declarar seu voto favorável, a deputada Dayse Amarilio (PSB) justificou que “gestão só se faz com dados”. Também apoiou a decisão o deputado Jorge Vianna (PSD).

Conselhos de saúde 

Aos conselheiros regionais de saúde presentes na reunião da CESC desta segunda-feira (13), os integrantes do colegiado propuseram realizar uma reunião no próximo mês sobre a saúde pública do DF. O deputado Jorge Vianna lamentou o descumprimento das metas propostas pelos conselheiros nas conferências regionais de saúde. “Está na hora de virar essa página e as propostas serem atendidas”, enfatizou.

Nesse sentido, a deputada Dayse Amarilio os convidou para participar dos encontros da frente parlamentar sobre atenção primária. “A saúde precisa ser prioridade”, argumentou, ao acrescentar que a Casa deve exercer seu papel de fiscalização a fim de garantir “o mínimo de dignidade para os usuários do Sistema Único de Saúde”.

O encontro de hoje foi transmitido ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube.

Franci Moraes – Agência CLDF