Brasília Agora


BRASÍLIA

IBANEIS ROCHA CRIA COMITÊ DE EMERGÊNCIA BRASÍLIA PELO SUL

8 de maio, 2024 / Por: Redação

Grupo será responsável por receber, planejar e coordenar as doações da capital do país para o Rio Grande do Sul

IBANEIS ROCHA CRIA COMITÊ DE EMERGÊNCIA BRASÍLIA PELO SUL
Na segunda (6), 15 mil copos de água potável oferecidos pela Caesb foram enviados para ajudar as vítimas do RS - Foto: Cristiano Carvalho/Caesb

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, decretou, na tarde desta terça-feira (7), a criação de um comitê de emergência para arrecadação de doações destinadas ao estado do Rio Grande do Sul, em razão das inundações que assolam a região Sul do país.

Integram o Comitê de Emergência Brasília pelo Sul as secretarias de estado, órgãos e agências públicas, como a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa), Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), e serão convidados também para compor a equipe representantes de associações e federações da sociedade civil, do Tribunal de Contas do DF e da Câmara Legislativa do DF (CLDF).

O grupo será responsável por receber, planejar e coordenar a campanha de arrecadação das doações. As ações do comitê serão gerenciadas pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais, coordenada pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha.

“Convido você a fazer parte dessa corrente de solidariedade, porque solidariedade não tem fronteiras. Então doe itens que você tem na sua casa, que estão em perfeito estado de conservação e que você sabe que está fazendo falta para quem se encontra na região Sul do Brasil. Doe alimentos, medicamentos, curativos, água potável, itens de higiene pessoal, de limpeza, fraldas infantis e geriátricas, e tudo aquilo que você imaginar que possa ajudar”, destaca a primeira-dama Mayara Noronha Rocha.

Os cidadãos interessados em ajudar a população do Rio Grande do Sul podem levar as doações para os pontos de coleta. Entre os itens emergenciais estão:

  • – Colchões
  • – Água
  • – Roupa de cama
  • – Toalhas de banho
  • – Cobertores
  • – Material de higiene
  • – Materiais de limpeza
  • – Leite em pó
  • – Ração para animais
  • – Cestas básicas
  • – Absorventes
  • – Roupas íntimas
  • – Mamadeiras de bico
  • – Fraldas infantis e geriátricas

As doações podem ser entregues nos grupamentos do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), nas administrações regionais e na Base Aérea de Brasília.

PONTOS DE ARRECADAÇÃO

O Distrito Federal está mobilizado para arrecadar donativos. Vários pontos estão espalhados pela cidade. Confira:

  • – Força Aérea Brasileira (FAB): Área Militar do Aeroporto Internacional de Brasília, das 8h às 18h;
  • – Superior Tribunal Militar (STM): O ponto de coleta está instalado no hall de entrada do edifício-sede do STM (Setor de Autarquias Sul, Quadra 01, Praça dos Tribunais Superiores), das 8h às 18h. Mais informações: (61) 3313-9292;
  • – Confederação Nacional de Municípios: A CNM recebe doações de colchões, cobertores, água, roupas de frio e alimentos não perecíveis no SGAN – Quadra 601 Módulo N – CEP 70.830-010, das 7h às 19h;
  • Ordem dos Advogados do Brasil: A OAB-DF iniciou uma campanha de arrecadação de alimentos e suprimentos que podem ser entregues na sede Bloco B – SEPN 516, lote 7, Asa Norte, ou em qualquer uma das 14 subseções da OAB-DF), das 8h às 18h.
  • Unidades do Sesc-DF: todas as unidades espalhadas pelo DF funcionarão como pontos de coleta, de segunda a sábado, das 9h às 19h. As doações serão destinadas às famílias atingidas pelos temporais por meio do programa Sesc Mesa Brasil.
  • Metrô-DF: A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) adere, a partir desta quarta-feira (8), ao movimento Brasília pelo Sul, uma campanha de iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Chefia-Executiva de Políticas Sociais.

Somando esforços a outros órgãos e entidades do Distrito Federal que estão recebendo doações para enviar à população do Rio Grande do Sul, o Metrô-DF vai receber os donativos em 17 estações. São elas: Central, Galeria, 102 Sul, 106 Sul, 108 Sul, 110 Sul, 112 Sul, 114 Sul, Guará , Arniqueiras, Águas Claras, Relógio, Furnas, Terminal Samambaia, Ceilândia Centro e Terminal Ceilândia. O Centro Administrativo e Operacional do Metrô-DF (CAO), sede da empresa em Águas Claras, também receberá donativos.

Outros locais

Todos os quartéis do Corpo de Bombeiros Militar do DF; Anexo do Palácio do Buriti (salas 104 e 900, Eixo Monumental), das 8h às 18h; Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) – Todas as delegacias circunscricionais recebem doações que serão entregues à Base Aérea de Brasília para posterior envio às áreas afetadas. Doe também nas Delegacias da Criança e do Adolescente – DCA I (Asa Norte) e DCA II (Taguatinga) e na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher – DEAM I (Asa Sul).

Arrecadação de cobertores

A bancada do Rio Grande do Sul no Senado e a Diretoria-Geral da Casa aderiram à campanha da Liga do Bem para arrecadar 5 mil cobertores para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Os cobertores podem ser entregues em 9 pontos de coleta de Brasília: Shopping Pátio Brasil Tia Zélia Restaurante, Escritório de Representação do RS, CTG Estância Gaúcha do Planalto, Galeteria Serrana, 404 Sul, Hospital veterinário STARVET (Edifício Azaleas, Águas Claras), CTG Jayme Caetano Braun, Faculdade Anhanguera Taguatinga Shopping, Tribunal Superior do Trabalho (TST).