Brasília Agora


VARIEDADES

Rompimento de galeria de esgoto causou desabamento, diz governo

1 de fevereiro, 2022

Secretário de Transportes Metropolitanos e João Doria foram à marginal Tietê e apontaram motivos preliminares do acidente ‘Dadas as circunstâncias, o menor dos problemas’, disse […]

Rompimento de galeria de esgoto causou desabamento, diz governo
Reprodução / Jovem Pan News

Secretário de Transportes Metropolitanos e João Doria foram à marginal Tietê e apontaram motivos preliminares do acidente

'Dadas as circunstâncias, o menor dos problemas', disse Doria

DIVULGAÇÃO/GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

O rompimento de uma galeria de esgoto no sentido transversal a uma obra da Linha 6-Laranja do Metrô foi a causa do desabamento que ocorreu na marginal Tietê, na manhã desta terça-feira (1º) na região do Piqueri, zona norte de São Paulo (SP), informou o secretário de Transportes Metropolitanos Paulo José Galli.

“Houve o início de vazamento, às 8h21, e o que começou de uma maneira leve acabou rompendo. O solo não suportou o peso da galeria e rompeu. A toneladora passava a três metros dessa galeria, então não é um choque da toneladora com a galeria”, disse Galli.

Marginal Tietê foi interditada no sentido Castello Branco

REPRODUÇÃO/RECORD TV

O secretário informou que o governo estadual está contratando uma auditoria para identificar exatamente o que aconteceu no desabamento, bem como seus responsáveis, para que as medidas cabíveis sejam tomadas.

O governador João Doria (PSDB) também esteve no local do desabamento, e reiterou que, segundo os engenheiros da Acciona, empresa responsável pelas obras da Linha 6, o problema ocorreu em uma coletora de esgoto da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). “Dadas as circunstâncias, o menor dos problemas, poderia ter sido muito mais grave. Felizmente não tivemos nenhuma vítima”, afirmou Doria.

Benedito Braga, presidente da Sabesp, afirmou que a companhia trabalha agora na recuperação do coletor de esgoto, que sofreu um solapamento, e que neste momento um coletor antigo é utilizado no local da obra.

“Então, a quantidade de esgoto que chegue aqui agora é bem menor do que o que chegava pela manhã. Até o final do dia a questão do esgoto estará resolvida”, assegurou Braga.

Tatuzão não foi causa do acidente, diz empresa responsável

Diferentemente do que havia informado pelo Corpo de Bombeiros, os engenheiros da Acciona, empresa responsável pelas Linha 6-Laranja, disseram que o tatuzão, maquinário utilizado nas obras da linha, não teve influência no incidente. “A engenharia da Acciona identificou que o problema foi de uma coletora. Atingiram uma coletora da Sabesp”, disse Doria.

O diretor da Acciona no Brasil, André De Angelo, disse que não houve qualquer choque entre o tatuzão com as coletoras e adutoras. A tuneladora, segundo ele, estava a três metros da coletora da Sabesp.

“Estamos buscando identificar a real causa do acidente, e tão logo isso estará sendo informado. Importante é que todas as pessoas foram atendidas. Agora é buscar rapidamente soluções para retomar as obras”, afirmou De Angelo.

 

Fonte: SÃO PAULO | Do R7, com informações da Agência Record