Foto: Toninho Tavares/Agência Brasilia

Estoque desse tipo sanguíneo é o mais crítico, mas a unidade do Governo de Goiás carece de todos os tipos, cuja doação pode ser agendada

O Banco de Sangue do Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) necessita de doadores de todos os tipos sanguíneos para a manutenção de seus estoques. Entretanto, devido à diminuição das doações durante o período de pandemia, a unidade carece, principalmente, de sangue do tipo O negativo (O-), cujas reservas se encontram em estado crítico.

Para garantir a segurança dos doadores que se propuserem a esse ato de solidariedade, a Unidade de Coleta e Transfusão do hospital, que integra a rede de saúde do Governo de Goiás, está realizando o agendamento prévio para evitar aglomerações e agilizar a doação, por meio dos telefones 62 3270-6661 e 62 3270-6662.

Para passar pela entrevista pré-doação, os requisitos básicos são: estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos – antes de completar 18 anos, é necessária autorização dos pais ou responsáveis e, se acima de 60 anos, a orientação é para evitar a doação durante esse período. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para ser doador. E quem apresenta sintomas gripais ou de resfriado não deve doar sangue no momento.

Pacientes graves, politraumatizados ou acometidos de doenças necessitam de reposição sanguínea, por isso o banco de sangue mantém o estoque de bolsas dentro de um limite satisfatório para uma assistência segura aos pacientes.

Até junho de 2020, o Hugol realizou mais de 11,5 milhões de procedimentos, dentre urgência e emergência, internações, ambulatório e equipe multidisciplinar (8.573.997), procedimentos cirúrgicos (87.179), hemodinâmica (5.437), exames (2.908.786), transfusões (50.984) e coletas de sangue (45.795).

Localizada na Região Noroeste de Goiânia, na Avenida Anhanguera, número 14.527, Setor Santos Dumont, a Unidade de Coleta e Transfusão do Hugol tem capacidade para atender a 60 doadores por dia e dispõe de horário especial de funcionamento: todas as semanas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30, e, no sábado, das 7h às 12h, exceto em dias de feriados.

Crédito da imagem: Edson Freitas /Agir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Solve : *
13 + 14 =