
Áreas de três regiões do DF ficarão sem energia elétrica nesta terça (15)
Para segurança das equipes que realizam os trabalhos, interrupção do fornecimento ocorrerá em alguns locais das regiões das 10h às 16h
Governo licita compra de 720 instrumentos musicais para as 10 escolas de gestão compartilhada A volta às aulas para os 16 mil alunos que estudam nas 10 escolas cívico-militares do Distrito Federal terá novidade: bandas de música serão formadas nas unidades de gestão compartilhada entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF) e a Secretaria de …
Continue reading “Colégios cívico-militares terão bandas de música”
Governo licita compra de 720 instrumentos musicais para as 10 escolas de gestão compartilhada
A volta às aulas para os 16 mil alunos que estudam nas 10 escolas cívico-militares do Distrito Federal terá novidade: bandas de música serão formadas nas unidades de gestão compartilhada entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF) e a Secretaria de Educação (SEE). A SSP abriu licitação para a compra de 720 instrumentos musicais destinados às escolas que adotaram o novo modelo de gestão. O GDF vai investir R$ 785 mil no projeto.
A licitação, no modelo pregão eletrônico de menor preço, será realizada no dia dia 3 de março, às 10h neste site. Cada instituição de ensino receberá 72 instrumentos. Na lista, estão equipamentos como flauta, clarineta, saxofone, trombone, tuba, lira, caixas de tarol e surdos.
O GDF vai investir R$ 785 mil no projeto.
A empresa vencedora da licitação deve entregar os instrumentos em até 30 dias contados da assinatura do contrato. A previsão é que eles sejam repassados para as escolas ainda no primeiro semestre deste ano. “A musicalização é parte importante da identidade cultural dos colégios militares. Do ponto de vista pedagógico, as aulas de música serão um importante instrumento no desenvolvimento dos estudantes”, destaca o secretário de Segurança Pública do DF, delegado Anderson Torres.
Os professores de música serão destinados pela Secretaria de Educação, parceira na gestão desse projeto. Os alunos-aprendizes serão selecionados depois do início do ano letivo, previsto para 8 de março.
“As atividades musicais são muito importantes no processo de ensino e aprendizagem, contribuem com a socialização, com o desenvolvimento do raciocínio lógico, com a disciplina. Há uma infinidade de benefícios. O reflexo no desempenho escolar é extraordinário, sem falar que, de todas as formas de arte, a música é a que está presente na vida de todas as pessoas, está próxima do dia a dia do estudante. Então, é algo que ele também pratica com alegria. E para os que são vocacionados para a música, o apoio da escola é fundamental”, destaca o secretário de Educação, Leandro Cruz.
Gestão compartilhada
O modelo de gestão compartilhada é destinado a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A SSP/DF é responsável pela gestão disciplinar, com o emprego do efetivo da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) na coordenação de atividades extracurriculares e nas ações disciplinares voltadas à formação cívica, moral e ética do corpo discente, objetivando o bem-estar social. Já a SEEDF é responsável pela gestão administrativa e pedagógica das unidades escolares e pelo cumprimento do Projeto Político-Pedagógico, conforme as leis de diretrizes educacionais.
Leia também
Policiais e bombeiros podem atuar nos colégios cívico-militares
GDF estuda antecipar retorno às aulas nas escolas cívico-militares
O objetivo é proporcionar uma educação de qualidade aos estudantes da rede pública de ensino. As pastas de Segurança e Educação realizam ações conjuntas e constroem estratégias voltadas ao policiamento comunitário e ao enfrentamento da violência no ambiente escolar, promovendo uma cultura de paz. Atualmente, mais de 16 mil alunos estão nas 10 unidades que adotaram o modelo. São elas:
Centro Educacional 03 de Sobradinho;
Centro Educacional 308 do Recanto das Emas;
Centro Educacional 01 da Estrutural;
Centro Educacional 07 da Ceilândia;
Centro Educacional Condomínio Estância III de Planaltina;
Centro Educacional 01 do Itapoã;
Centro de Ensino Fundamental 19 de Taguatinga;
Centro de Ensino Fundamental 01 do Núcleo Bandeirante;
Centro de Ensino Fundamental 407 de Samambaia e
Centro de Ensino Fundamental 01 do Riacho Fundo II
Para segurança das equipes que realizam os trabalhos, interrupção do fornecimento ocorrerá em alguns locais das regiões das 10h às 16h
Responsável pelas políticas públicas voltadas à infância e adolescência no DF, Secretaria de Justiça e Cidadania destaca avanços e ações de proteção integral no aniversário do Estatuto, celebrado em 13 de julho
Segmento conta com atendimento específico, como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Migrantes, voltado a pessoas que sofrem violação de direitos em razão da questão migratória
Abordagem passará por sete pontos da região administrativa