A partir do lançamento no dia 9 de outubro, às 20h, a peça estará disponível por 30 dias na plataforma

Em uma produção original da Turbilhão de Ideias e com apresentação do Circuito Cultural Bradesco Seguros, a peça Simples Assim é baseada na obra da cronista Martha Medeiros, o texto tem adaptação assinada pela própria autora, ao lado de Rosane Lima. No elenco estão Julia LemmertzGeorgiana Góes e Pedroca Monteiro, sob a direção de Ernesto Piccolo.

A montagem estava em cartaz no Rio de Janeiro, quando os teatros fecharam suas portas em março, e retornará aos palcos em 2021. Mas antes disso, o público brasileiro será presenteado com acesso gratuito a um espetáculo formatado para o ambiente digital, com acesso gratuito, na Plataforma Com Você, da Bradesco Seguros.  https://www.youtube.com/user/BradescoSegurosSA

De forma inovadora, a peça ganhou um formato diferente das LIVES que tem sido apresentadas em todo o Brasil. Ao invés de encenar a peça para as câmeras a partir do palco de um teatro, a produção foi realizada com a equipe inteira em suas casas, utilizando-se da tecnologia para isso.

“Foram necessárias dezenas de horas de ensaio. Cada ator recebeu um kit com iluminação, painel de chroma-key [técnica de edição na qual o cenário do vídeo é substituído por uma imagem]. As filmagens foram feitas de forma remota, para que um novo formato fosse descoberto. Uma verdadeira maratona, mas feita com muito prazer e diversão”, conta o idealizador Gustavo Nunes.

Para o diretor Ernesto Piccolo, foi uma surra e depois prazer

Migrar para online foi uma surra, um eterno aprendizado para o diretor Ernesto Piccolo, que no início da quarentena ficou “meio louco” quando foram suspensas as cinco peças com as quais estava em cartaz. Superadas as dificuldades iniciais, passou a ter prazer em descobrir maneiras de interagir para contar a história da peça. “Como resultado final foi gratificante, estou satisfeito.” Nos ensaios, a proposta era estudar enquadramentos, observa o encenador, preocupado em não fazer cinema ou TV, apesar de usar o recurso de câmera.

Na tentativa de continuar trabalhando com a linguagem do teatro, mesmo na internet, conta que teve a sorte de ter Tiago Sacramento como parceiro para resolver as questões técnicas. “Ele ajudou, inclusive, a juntar dois atores em cena, mesmo estando distantes e gravando em chroma key. É raríssimo ter alguém sozinho em cena, como acontece no palco. Estou com vontade de fazer mais, acabei me divertindo muito e com equipe boa fica mais prazeroso ainda.”

Julia Lemmertz sentiu-se nos tempos de teatro de grupo

 Passando a maior parte da quarentena no meio do mato, com a família no sítio, a atriz Julia Lemmertz diverte-se ao lembrar que, ao final das sessões da peça, costumava se dirigir ao público com uma fala que hoje não se sustenta: “Falava da importância de pensar na qualidade da presença e que não existia nada mais presencial que o teatro. Este discurso caiu por água abaixo e agora estamos fazendo online, montando chroma key, operando luz e câmera, como numa gincana. Quem diria que a gente faria esta peça online! Justamente um espetáculo em que o grande barato é ser visto no palco, como toda peça de teatro.”

A princípio, a equipe pensou em registrar as imagens no palco. “Depois consideramos que fazer cada um na sua casa para depois montar as cenas seria o mais coerente com este momento. Afinal de contas, somos três e três no palco não está sendo muito possível.” Julia sentiu-se como nos tempos de teatro de grupo, em que o ator precisa se desdobrar para cuidar de várias outras áreas da montagem, além da interpretação. “Foi como voltar para este lugar, para esta comunhão que o teatro propicia”. Ela espera que o resultado dê conta de transmitir a esperança e o amor.

Georgiana Goes lembrou do desenho animado Os Jetsons

A atriz tem aproveitado a quarentena para curtir a família, na serra de Petrópolis, Rio, onde, por meio de contato mais longo com a natureza, repensou valores e a relação com a cidade. Nesse tempo, realizou trabalhos de forma remota, como a parceria com a irmã Micaela Goes, na versão online do programa Santa Ajuda, na GNT. Ela também apresentou pela Internet seu monólogo Pequenos e Grandes Gestos de Despedida. Georgiana gostou da experiência de adaptar o espetáculo para uma situação mais cotidiana.

“Como a peça trata do dia a dia, relações, qualidade de afeto e da presença, foi legal usar o celular como aliado, fazer como uma videochamada, abrir a imagem e ficar falando, como quando eu era criança e via na TV o desenho animado Os Jetsons.” Para ela, o desafio foi adequar o espaço cênico do teatro para o ambiente da câmara do celular. “Não foi tão difícil assim essa transposição de linguagem, pela própria natureza da escrita da Martha Medeiros.”

Uma luta com o chroma key, para Pedroca Monteiro

O ator Pedroca Monteiro diz ter passado por todos os estágios de emoção na quarentena, do começo de muito susto e medo até a fase mais produtiva em que se encontra. “Tem sido um período criativo, tenho conseguido produzir e entrar em contato com coisas novas. Apesar desta tensão e do medo, a época tem gerado pensamentos positivos, de que vamos passar por tudo isso.

Agora com bastante trabalho, de casa, tem sido um desafio interessante.” O reencontro virtual foi importante para Pedroca Monteiro matar as saudades “das meninas e da equipe da peça”, que cumpriria extensa temporada, com viagens pelo País. “Foi incrível entrar em contato como este texto tão lindo e dar outro significado a ele. Ensaiamos, montamos cenário, foram dias muito prazerosos para o ator, que revela ter tido uma luta para usar o chroma key. “Realmente foi uma boa solução para continuar se protegendo, sem correr  risco. Estou louco para ver o resultado.”

Estrutura do texto

A peça se baseia em duas coletâneas, Quem diria que viver iria dar nisso e Simples Assim, que reúnem cerca de duzentas crônicas. Dessa pesquisa resultaram dez cenas, cada uma delas com duas ou três crônicas entrelaçadas. A livre adaptação do texto apresenta histórias entrecortadas que tratam das relações interpessoais no mundo contemporâneo, de um tempo acelerado e mediado por uma tecnologia invasiva e incontornável.

A comédia reflete sobre o cotidiano, com humor e afeto, como é usual na obra da escritora Martha Medeiros, uma das mais celebradas cronistas brasileiras, autora de mais de vinte livros e colunista dos jornais O Globo e Zero Hora. “Trazemos o espírito meio esquizofrênico desta época. A vida é difícil, mas a simplicidade salva. Corruptos existem, mas eles nada podem contra a morte. A tecnologia nos domina, mas o amor segue imperioso. Tudo se entrelaça. É um texto para rir e pensar sobre essa birutice toda”, comenta Martha.

5.jpg
2.jpg
Captura de Tela 2020-09-30 às 15.33.30.png

Sobre o Circuito Cultural Bradesco Seguros

Manter uma política de incentivo à cultura é compromisso permanente do Circuito Cultural Bradesco Seguros. Nos últimos anos, o Grupo Bradesco Seguros orgulha-se de ter patrocinado e apoiado projetos nas áreas de música, dança, artes plásticas, teatro, literatura e exposições, além de outras manifestações artísticas.

Dentre as recentes atrações, destacam-se os musicais Bibi – Histórias e CançõesChacrinha, O MusicalElis – A MusicalA Família AddamsO Rei LeãoBem SertanejoLes Misérables60 – Década de ArrombaCinderella e Romeu e Julieta, além da Série Dell’Arte Concertos InternacionaisTemporada Dell’Arte de Dança – Compañia Antonio Gades e a exposição Mickey, 90 anos. Para conhecer o calendário 2019 dos espetáculos patrocinados e apoiados pelo Circuito Cultural Bradesco Seguros, acesse www.bradescoseguros.com.br, clique na opção “Outros Portais” e “Circuito Cultural”.

Serviço

Simples Assim. Estreia dia 9 de outubro, sexta-feira, às 20 horas.

A partir do lançamento no dia 9 de outubro, às 20h, a peça ficará disponível por 30 dias na plataforma COM VOCÊ, da Bradesco Seguros, no Youtube: https://www.youtube.com/user/BradescoSegurosSA

 Com Julia Lemmertz, Georgiana Góes e Pedroca Monteiro. Texto e adaptação de Martha Medeiros e Rosane Lima. Direção para o formato digital de Thiago Sacramento e Ernesto Piccolo. Classificação: 12 anos. Duração: 70 minutos. Gênero: Comédia. Ingressos: GRATUITO. 

Sinopse sugerida

A vida é difícil? A simplicidade salva. Corruptos existem, mas nada podem contra a morte. A tecnologia nos domina, mas o amor segue imperioso. A montagem propõe humor e reflexão para melhor enfrentar a época em que vivemos.

Temporada gratuita no canal do youtube

PLATAFORMA COM VOCÊ, da BRADESCO SEGUROShttps://www.youtube.com/user/BradescoSegurosSA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Solve : *
13 × 11 =