
IgesDF abre inscrições para enfermeiro e carregador
Novas vagas são para cadastro reserva. Além do novo processo seletivo, inscrições para médico cirurgião pediátrico foram prorrogadas
De acordo com o projeto de Leandro Grass, é preciso comprovar a efetiva realização de atividades ou prestação de serviços entre 1º de janeiro de 2019 e 29 de fevereiro de 2020 A Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou nesta segunda-feira (19), em reunião remota, o projeto de …
Continue reading “Comissão aprova criação de auxílio emergencial para trabalhadores da cultura”
De acordo com o projeto de Leandro Grass, é preciso comprovar a efetiva realização de atividades ou prestação de serviços entre 1º de janeiro de 2019 e 29 de fevereiro de 2020
A Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou nesta segunda-feira (19), em reunião remota, o projeto de lei nº 1.252/2020, do deputado Leandro Grass (Rede), que cria o Programa de Auxílio Emergencial para trabalhadores do setor cultural. Aprovado por unanimidade, o auxílio será concedido no valor de R$ 600 e será pago durante o período de crise sanitária provocada pela Covid19.
Foto: Reprodução/TV Web CLDF
O projeto ainda precisa passar por outras comissões permanentes antes de seguir para votação no plenário da Câmara. Pela proposta, entende-se como “trabalhador do setor cultural toda e qualquer pessoa inserida na cadeia produtiva da cultura, que adquire sua renda através de trabalhos desempenhados no setor, sejam eles de produção, promoção, técnica e atuação em qualquer área cultural ou linguagem artística, e todo aquele que fomenta, produz e pertence à cultura popular brasileira, afrobrasileira e indígena, que comprove efetiva realização de atividades ou prestação de serviços no período compreendido entre 1º de janeiro de 2019 e 29 de fevereiro de 2020”.
Terão direito ao auxílio emergencial os trabalhadores do setor cultural que estejam inscritos ou venham a se inscrever em um dos seguintes cadastros: Cadsol – Economia Solidária; CadÚnico; Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura; Cadastro de Entes ou Agentes Culturais da secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e SNIIC – Sistema nacional de Informações e Indicadores Culturais.
“O presente projeto é inspirado em projeto semelhante, que tramita na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Observa-se que, com o avanço do novo coronavírus (Covid-19), a lista de eventos culturais cancelados, transferidos ou adiados não param de crescer. Desta forma, propostas que venham a minimizar os graves efeitos das necessárias medidas de restrição de contato social no meio cultural precisam ser viabilizadas urgentemente, a fim de impedir demissões e a falência absoluta do setor cultural”, justifica Leandro Grass.
Luís Cláudio Alves – Agência CLDF
Novas vagas são para cadastro reserva. Além do novo processo seletivo, inscrições para médico cirurgião pediátrico foram prorrogadas
IPCA fica abaixo dos 4,85% projetados há uma semana
Profissionais devem enviar documentação até 26 de setembro pelo peticionamento eletrônico
Circuito de Passeio de Bike integra as ações da Semana Nacional de Trânsito 2025 no DF